Questão d100c3b3-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

imagem-retificada-questao-110.jpg

A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos

A
apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema.
B
valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema.
C
apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.
D
desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema.
E
apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão envolve comparação entre duas linguagens diferentes, a textual e a artística, cujo foco de ambas é a mulher. Para que o aluno entenda a questão, é necessário compreender separadamente o poema do quadro para depois compará-los. O texto, do escritor português Luís de Camões, descreve uma mulher de temperamento doce, brando e moderado, revelando um comportamento equilibrado da mulher, que agrada e traz prazer para o escritor, exposto pelo uso dos adjetivos “serenidade”, “moderada”, “graciosa”.
O quadro, do pintor Rafael Sanzio, apresenta uma mulher de postura reta, séria, com o olhar focado para um determinado ponto, ponderado e prudente, porém ainda assim doce e sereno. Detalhe para a vestimenta, usada com tons escuros e para a postura da mulher.
A partir das duas interpretações, podemos analisar que as duas senhoras, descritas pelo poeta e pelo artista, possuem elementos em comum, entre eles o equilíbrio e a seriedade, além da serenidade. O enunciado da questão informa que, mesmo não dividindo o mesmo espaço temporal, o texto e o quadro têm o mesmo contexto cultural e social (Rafael Sanzio morreu antes do nascimento de Camões), ou seja, a mesma visão em relação à mulher. A alternativa que responde ao enunciado é a letra C. O retrato da mulher é ideal, ou seja, é idealizado pelas visões de Camões e Sanzio, cada um em sua respectiva época. A letra A está incorreta porque estabelece uma relação entre o unicórnio (animal imaginário) e os adjetivos usados no poema. Não há relação direta entre os dois elementos. É importante que o aluno lembre que o adjetivo tem como função caracterizar um ser ou objeto, e não tem relação direta com a forma exagerada como é usado nos textos, o que faz com que a letra B esteja também incorreta.  O verbo “desprezar” na letra D contradiz a mensagem transmitida no poema e no quadro, tornando a alternativa incorreta também. E o que torna a letra E incorreta são os termos “emotividade” e “conflito interior” para descrever a expressão da moça no quadro do Rafael Sanzio, o que não corresponde à realidade do quadro. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo