Questão d069c817-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Imagem 057.jpg

A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de signifcados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para

A
o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua nostalgia com relação à cidade.
B
a percepção do caráter efêmero da vida, possibilitada pela observação da aparente inércia da vida rural.
C
a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua juventude.
D
a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança.
E
a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O enunciado pede que o aluno marque a alternativa correta que corresponde ao lirismo presente no poema de Manuel Bandeira.
No texto o poeta faz uma comparação entre a cidade e o campo, de maneira que no primeiro espaço todos os habitantes são iguais, diferente do campo, em que cada ser humano é diferente, cujo ritmo das coisas e das pessoas leva o eu-lírico a meditar sobre a brevidade da vida (o poeta faz uma comparação entre duas imagens, a da morte – “enterro a pé” – e a da vida – “a carrocinha de leite”), e do quanto ela é efêmera, ou seja, passageira, mensagem corroborada pelos versos “Que a vida passa! que a vida passa! / E que a mocidade vai acabar!”. De acordo com as alternativas, percebemos que a letra A está incorreta porque o poeta não apresenta nostalgia à cidade, ao contrário, apresenta um apreço pela vida no campo. A letra C está incorreta porque a meditação não é em relação à juventude, e sim à brevidade da vida. A letra D está incorreta porque o poeta apresenta um comportamento meditativo sobre a passagem da vida, e não negativo. A letra E também está incorreta porque a sensação de medo não está presente no texto. A alternativa correta é a letra B, pois há a percepção de que a vida é passageira, observada pelo cotidiano tranquilo do campo.
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo