Questão cb8511f6-b9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Considere as características centrais do
Realismo. É possível afirmar que o trecho se
aproxima da estética realista. Nesse sentido,
assinale a alternativa correta.
Considere as características centrais do
Realismo. É possível afirmar que o trecho se
aproxima da estética realista. Nesse sentido,
assinale a alternativa correta.
Leia atentamente o capítulo XXIX do romance
“Quincas Borba” de Machado de Assis para
responder a questão.
CAPÍTULO XXIX
RUBIÃO passou o resto da manhã alegremente.
Era domingo; dois amigos vieram almoçar com ele, um
rapaz de vinte e quatro anos, que roía as primeiras aparas
dos bens da mãe, e um homem de quarenta e quatro ou
quarenta e seis, que não tinha que roer.
Carlos Maria chamava-se o primeiro, Freitas o
segundo. Rubião gostava de ambos, mas diferentemente;não era só a idade que o ligava mais ao Freitas, era
também a índole deste homem. Freitas elogiava tudo,
saudava cada prato e cada vinho com uma frase particular,
delicada, e saía de lá com as algibeiras cheias de charutos,
provando assim que os preferia a quaisquer outros. Tinhalhe sido apresentado em certo armazém da Rua Municipal,
onde jantaram uma vez juntos. Contaram-lhe ali a história
do homem, a sua boa e má fortuna, mas não entraram em
particularidades. Rubião torceu o nariz; era naturalmente
algum náufrago, cuja convivência não lhe traria nenhum
prazer pessoal nem consideração pública. Mas o Freitas
atenuou logo essa primeira impressão; era vivo,
interessante, anedótico, alegre como um homem que
tivesse cinqüenta contos de renda.
Leia atentamente o capítulo XXIX do romance
“Quincas Borba” de Machado de Assis para
responder a questão.
CAPÍTULO XXIX
RUBIÃO passou o resto da manhã alegremente.
Era domingo; dois amigos vieram almoçar com ele, um
rapaz de vinte e quatro anos, que roía as primeiras aparas
dos bens da mãe, e um homem de quarenta e quatro ou
quarenta e seis, que não tinha que roer.
Carlos Maria chamava-se o primeiro, Freitas o
segundo. Rubião gostava de ambos, mas diferentemente;não era só a idade que o ligava mais ao Freitas, era
também a índole deste homem. Freitas elogiava tudo,
saudava cada prato e cada vinho com uma frase particular,
delicada, e saía de lá com as algibeiras cheias de charutos,
provando assim que os preferia a quaisquer outros. Tinhalhe sido apresentado em certo armazém da Rua Municipal,
onde jantaram uma vez juntos. Contaram-lhe ali a história
do homem, a sua boa e má fortuna, mas não entraram em
particularidades. Rubião torceu o nariz; era naturalmente
algum náufrago, cuja convivência não lhe traria nenhum
prazer pessoal nem consideração pública. Mas o Freitas
atenuou logo essa primeira impressão; era vivo,
interessante, anedótico, alegre como um homem que
tivesse cinqüenta contos de renda.
A
Valoriza a frugalidade do almoço dominical
entre amigos e a celebração da vida com
vinhos charutos e boas comidas.
B
Ressalta análise cientificista da sociedade,
utilizando a ficção com a finalidade de
comprovar a tese do determinismo social
presente na história das personagens.
C
Enfoca o hedonismo das personagens, que, ao
se reunirem em um farto banquete, alienadas
dos problemas sociais e cotidianos, tornam-se
exemplo dos privilégios sociais da elite
brasileira.
D
Utiliza com sutileza e requinte estilístico o texto
literário para desnudar a psicologia da
burguesia, que, entre outros pontos, equipara a
condição emocional da personagem a um valor
monetário.
E
Evidencia a preocupação central com a crítica
positivista e evolucionista, em que a luta de
classes assume papel decisivo, de acordo com
algumas teorias sociológicas e cientificistas da
época.