Questão c859256c-4b
Prova:UFRN 2008, UFRN 2008, UFRN 2008
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A tabela abaixo apresenta os efeitos da temperatura e da pressão na produção de amônia pelo método de Haber-Bosch:

Imagem 008.jpg

As condições econômicas aceitáveis, para se produzir amônia industrialmente, são: pressão acima de 100 atm, temperatura em torno de 450°C e u so de um catalisador.

Com base em todas essas informações, pode-se afirmar:

As questões de 01 a 05 referem-se ao texto abaixo.

Imagem 001.jpg

A
A diminuição da pressão de 1000 atm para 100 atm diminui a produção de amônia porque o processo é endotérmico.
B
A temperatura constante, o aumento da pressão de 10 atm para 100 atm aumenta a produção de amônia porque o processo é endotérmico.
C
A pressão constante, o aumento da temperatura de 200°C para cerca de 450°C diminui a quantidade de amônia, embora aumente a velocidade da reação.
D
A diminuição da temperatura de 600°C para cerca de 450°C aumenta a quantidade de amônia, embora aumente a velocidade da reação.

Gabarito comentado

Thaís GuimarãesMestra em Química (UERJ) e Doutoranda em Química (UERJ)
a)    A diminuição da pressão de 1000 atm para 100 atm diminui a produção de amônia porque o processo é endotérmico.
A pressão não está relacionada com o processo ser endotérmico ou não, dessa forma o aumento ou sua diminuição não vai influenciar no processo ser endo ou exotérmico.
b)    A temperatura constante, o aumento da pressão de 10 atm para 100 atm aumenta a produção de amônia porque o processo é endotérmico.
À temperatura constante, o aumento da pressão promove o aumento da produção da amônia, no entanto não tem nenhuma relação ao processo ser endo ou exotérmico.
c)    A pressão constante, o aumento da temperatura de 200°C para cerca de 450°C diminui a quantidade de amônia, embora aumente a velocidade da reação.
A pressão constante, o aumento da temperatura diminui a quantidade de amônia, porém diminui a velocidade da reação pois o equilíbrio é deslocado para os reagentes.
d)    A diminuição da temperatura de 600°C para cerca de 450°C aumenta a quantidade de amônia, embora aumente a velocidade da reação.
A diminuição da temperatura aumenta a quantidade de amônia assim como a velocidade da reação, uma vez que o processo é favorecido pela diminuição da temperatura e o equilíbrio é deslocado em direção aos produtos.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo