Questão c7b9a54f-e3
Prova:FAG 2014
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A expressão “chão parideiro” pode ser compreendida como:

TEXTO II


    Nenhum país é tão pequeno como o nosso. Nele só existem dois lugares: a cidade e a Ilha. A separá-los, apenas um rio. Aquelas águas, porém, afastam mais que a sua própria distância. Entre um e outro lado reside um infinito. São duas nações, mais longínquas que planetas. Somos um povo, sim, mas de duas gentes, duas almas.
    As casas de cimento estão em ruína, exaustas de tanto abandono. Não são apenas casas destroçadas: é o próprio tempo desmoronando. Ainda vejo numa parede o letreiro já sujo pelo tempo: “A nossa terra será o túmulo do capitalismo”. Na guerra, eu tivera visões que não queria repetir. Como se essas lembranças viessem de uma parte de mim já morta.
    Tudo está sendo queimado pela cobiça dos novos-ricos. É isso que sucede em sua opinião. A Ilha é um barco que funciona às avessas. Flutua porque tem peso. Tem gente feliz, tem árvore, tem bicho e chão parideiro. Quando tudo isso lhe for tirado, a Ilha se afunda. A Ilha é o barco, nós somos o rio.
(Mia Couto) 

A
uma expressão de sentido ambíguo que leva o leitor a conjecturar sobre seu significado.
B
um exemplo claro de expressão metafórica que leva o leitor a estabelecer uma relação de semelhança entre o termo e um outro, seu símile.
C
um exemplo utilização de um termo em lugar de outro, na falta de um próprio que lhe defina a partir de algum elemento de semelhança.
D
a substituição de uma palavra por outra que, no contexto, fica mais adequada e menos agressiva.
E
uma expressão atenuadora do significado de outra mais apropriada.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo