Questão c767aefa-b7
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Observe com atenção o excerto transcrito do texto: Esta mensagem e esta promessa jamais
tinham chegado a seu destino. Mas de algum
modo o recado chegara a ele. Por quê? Que
secreto desígnio haveria atrás daquilo? (linhas
79-84)
Considerando o excerto acima, marque (V) ou (F),
conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se
declara.
( ) O emprego de esta (mensagem) e esta
(promessa) é uma marca da intromissão
da voz do narrador (de terceira pessoa).
( ) O pronome esta é próprio do discurso
direto – a fala da personagem –, por isso
não deveria, em tese, aparecer no
contexto em destaque.
( ) As duas últimas frases do excerto são
exemplos clássicos de discurso indireto
livre – confunde-se a fala do narrador com
a fala da personagem.
( ) O pronome esta, pelas perspectivas da
gramática tradicional, deveria ser
substituído por aquela: Aquela
mensagem e aquela promessa jamais
tinham chegado a seu destino.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Observe com atenção o excerto transcrito do texto: Esta mensagem e esta promessa jamais
tinham chegado a seu destino. Mas de algum
modo o recado chegara a ele. Por quê? Que
secreto desígnio haveria atrás daquilo? (linhas
79-84)
Considerando o excerto acima, marque (V) ou (F),
conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se
declara.
( ) O emprego de esta (mensagem) e esta
(promessa) é uma marca da intromissão
da voz do narrador (de terceira pessoa).
( ) O pronome esta é próprio do discurso
direto – a fala da personagem –, por isso
não deveria, em tese, aparecer no
contexto em destaque.
( ) As duas últimas frases do excerto são
exemplos clássicos de discurso indireto
livre – confunde-se a fala do narrador com
a fala da personagem.
( ) O pronome esta, pelas perspectivas da
gramática tradicional, deveria ser
substituído por aquela: Aquela
mensagem e aquela promessa jamais
tinham chegado a seu destino.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Texto MENSAGEM DE NATAL
(Moacyr Scliar. Histórias que os jornais não
contam.)
Texto
MENSAGEM DE NATAL
(Moacyr Scliar. Histórias que os jornais não
contam.)
A
V, V, F, F.
B
V, F, V, F.
C
F, V, V, V.
D
V, V, V, V.