A organização das Abuelas de Plaza de Mayo (Avós da Praça de Maio), surgida em outubro de 1977 e oriunda das
Madres de Plaza de Mayo (Mães da Praça de Maio) está diretamente relacionada:
A organização das Abuelas de Plaza de Mayo (Avós da Praça de Maio), surgida em outubro de 1977 e oriunda das
Madres de Plaza de Mayo (Mães da Praça de Maio) está diretamente relacionada:
Gabarito comentado
Sobre o movimento das Abuelas de Plaza de Mayo (Avós da Praça de Maio), vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – A CONADEP (Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas), criada em 1983, foi responsável por investigar os crimes da ditadura militar, mas não garantiu a anistia às Juntas Militares. Pelo contrário, seu relatório, conhecido como "Nunca Más", documentou as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime e foi fundamental para a condenação dos principais líderes da ditadura. A anistia a militares só viria posteriormente, com as Leis de Obediência Devida e Ponto Final (derrogadas na década de 2000).
B) Incorreta – Não há nenhuma relação entre as Abuelas de Plaza de Mayo e uma suposta marcha de defesa dos militares promovida por familiares de membros do Aunar. O movimento das Abuelas se opõe ao regime militar e busca justiça para os crimes cometidos, incluindo a responsabilização de seus agentes. Os militares que foram processados, tanto na Argentina quanto em tribunais internacionais, são vistos como perpetradores de crimes contra a humanidade, e as Abuelas têm papel ativo na busca por essas condenações.
C) Correta – A organização das Abuelas de Plaza de Mayo surgiu em outubro de 1977, como um desdobramento das Madres de Plaza de Mayo (Mães da Praça de Maio), e está diretamente relacionada ao contexto da ditadura militar argentina (1976-1983). Durante esse período, milhares de pessoas foram sequestradas, torturadas e assassinadas pelo regime, muitas delas militantes políticos considerados subversivos. Entre as vítimas estavam jovens mulheres grávidas, cujos filhos foram retirados ao nascer e entregues a famílias ligadas ao regime. As Abuelas de Plaza de Mayo se dedicam à busca desses netos desaparecidos, lutando pela recuperação de suas identidades e pela memória dos crimes cometidos pela ditadura.
D) Incorreta – O Programa de Reconstrução e Libertação Nacional da Junta Militar foi uma política repressiva que não tinha o objetivo de equilibrar forças políticas ou promover um pacto social, mas sim eliminar a oposição e implementar uma ditadura militar. O movimento das Abuelas de Plaza de Mayo foi uma reação a essa repressão, buscando denunciar as violações dos direitos humanos, e não tinha qualquer ligação com os programas políticos da ditadura.
Gabarito – Letra C
Referência:
Salignac, Luana Gonçalves. "JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO: AS “AVÓS DA PRAÇA DE MAIO” COMO INSTRUMENTOS DO DIREITO À IDENTIDADE E À VERDADE HISTÓRICA ARGENTINA." Revista Transgressões 5.2 (2017): 53-68.