Questõessobre Reconstrução da democracia e suas crises

1
1
Foram encontradas 2 questões
724c625a-df
UFMT 2006 - História - Reconstrução da democracia e suas crises, História da América Latina

Desde o início do século XXI, as democracias latino-americanas se expandem e se consolidam com eleições periódicas e alternância de correntes políticas no poder. Sobre esse contexto político e econômico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Venezuela, cujo crescimento econômico sustenta-se graças à valorização do preço do petróleo, aderiu ao acordo do Mercosul em reunião de cúpula realizada em Caracas.
( ) A Bolívia, país membro associado do Mercosul, realizou eleições em dezembro de 2005 que deram vitória a Evo Morales do Movimiento Al Socialismo (MAS); a partir de 2006, seu governo tomou duras medidas contra os investimentos de empresas brasileiras naquele país com a estatização da exploração de gás natural.
( ) As eleições na Colômbia, em 2006, demonstraram uma interrupção na tendência sul-americana de escolher governos esquerdistas ou populistas, quando a população optou por reeleger Álvaro Uribe que desenvolve uma política externa pragmática por meio da cooperação comercial e militar com os EUA.
( ) México e Chile, sintonizados com o projeto bolivariano de Hugo Chavez, defendem o protecionismo econômico como a melhor estratégia para impulsionar negócios, gerar empregos e atrair investimentos.

Marque a seqüência correta.

A
V, V, F, V
B
V, F, V, V
C
F, V, V, V
D
V, V, V, F
E
F, F, F, V
c666dea5-af
UFU-MG 2010, UFU-MG 2010, UFU-MG 2010 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, Reconstrução da democracia e suas crises, História da América Latina

A organização das Abuelas de Plaza de Mayo (Avós da Praça de Maio), surgida em outubro de 1977 e oriunda das Madres de Plaza de Mayo (Mães da Praça de Maio) está diretamente relacionada:

A
ao resultado dos trabalhos da CONADEP (Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas), que garantiu a anistia às Juntas Militares no governo Raúl Alfonsín.
B
à marcha da família de integrantes do Aunar em defesa dos militares que combateram a subversão na Argentina e foram processados em tribunais internacionais.
C
ao sequestro, tortura e desaparecimento de jovens militantes políticos argentinos considerados subversivos após o golpe militar que destituiu do poder Isabelita Perón.
D
ao Programa de Reconstrução e Libertação Nacional instituído pelo governo da Junta Militar na Argentina, que visava equilibrar as forças políticas por meio do Pacto Social.