A geografia dos conflitos mundiais ainda convive com inúmeras áreas de tensão, espalhadas pelo globo.
Com relação aos conflitos nos continentes asiáticos e africanos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Atualmente, na Nigéria, a violência religiosa é dominada pela insurgência do grupo jihadista Boko Haran, que visa impor
a sharia no país.
( ) O conflito no Sudão, iniciado na Primavera Árabe, foi causado pela revolta da população contra o regime ditatorial do país.
( ) No Iêmen, o grupo rebelde xiita houthis é respaldado pelo Irã na luta por maior participação no poder.
( ) O conflito na Caxemira envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais entre a Índia e o Paquistão.
( ) Os russos são aliados dos rebeldes, na guerra civil na Síria, enquanto os Estados Unidos, aliado do governo oficial, combate
os terroristas do Estado Islâmico, reacendendo, assim, um status semelhante ao da Guerra Fria.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Gabarito comentado
Tema central: Conflitos políticos recentes na África e Ásia. A questão aborda o conhecimento do aluno sobre causas, atores e relações geopolíticas envolvidas nesses conflitos, um tema clássico em Atualidades e Política Internacional para vestibulares e concursos.
Comentário das assertivas:
1ª afirmação – Verdadeira: O Boko Haram atua principalmente no norte da Nigéria, com objetivo declarado de impor a sharia (lei islâmica) no país, através de ações jihadistas e violência religiosa. Isso é amplamente documentado em fontes de Atualidades e Geopolítica, como o livro "Atualidades para Concursos" de Eduardo Calbucci.
2ª afirmação – Falsa: Pegadinha: A Primavera Árabe não teve impacto significativo direto sobre o Sudão. Seu conflito está relacionado a longas guerras civis e processos internos, e não à onda revolucionária que ocorreu em outros países árabes (ex: Tunísia, Egito, Líbia).
3ª afirmação – Verdadeira: Os houthis (rebeldes xiitas no Iêmen) realmente recebem apoio do Irã. O conflito no país é entendido como parte de uma guerra por procuração envolvendo também a Arábia Saudita.
4ª afirmação – Verdadeira: O conflito na Caxemira envolve disputa de fronteiras entre Índia e Paquistão, com fundo de diferenças étnico-religiosas, cuja origem remete à independência e partilha dos dois países, segundo autores como Demétrio Magnoli.
5ª afirmação – Falsa: Muito cuidado com inversão de atores! Rússia apoia o governo de Assad na Síria. Já os EUA apoiam rebeldes e ações contra o Estado Islâmico, não o governo oficial. Troca sutil de posições, típica pegadinha de prova!
Sequência correta: V, F, V, V, F → Alternativa: C
Estratégia de prova: Leia atentamente cada ator dos conflitos, atente-se para quem apoia quem (atores externos e internos) e desconfie de associações mecânicas com grandes fenômenos, como "Primavera Árabe", se não for claramente o caso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






