Questão c373b56c-bc
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Levando em conta o contexto político-institucional dos anos 1930 no Brasil, pode-se considerar o texto como uma tentativa de justificar a ação militar que iria

imagem-retificada-texto-037.jpg

A
debelar a chamada Intentona Comunista, acabando com a possibilidade da tomada do poder pelo PCB.
B
reprimir a Aliança Nacional Libertadora, fechando todos os seus núcleos e prendendo os seus líderes.
C
desafiar a Ação Integralista Brasileira, afastando o perigo de uma guinada autoritária para o fascismo.
D
instituir a ditadura do Estado Novo, cancelando as eleições de 1938 e reescrevendo a Constituição do país.

E
combater a Revolução Constitucionalista, evitando que os fazendeiros paulistas retomassem o poder perdido em 1930.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
-> a letra A está incorreta, pois o texto é de 1937 e a Intentona Comunista ocorreu em novembro de 1935. Liderada por comunistas reunidos, basicamente, em torno da Aliança Nacional Libertadora, o Levante comunista teve lugar em quartéis do Exército em três cidades simultaneamente: Rio de Janeiro, Natal e Recife.

-> a letra B está incorreta, pois a repressão a ALN e seus líderes foi colocada em prática logo após a Intentona Comunista, tornando, inclusive, ilegal ALN já em 1935.

-> a letra C está incorreta, pois a AIB, de certa forma, auxiliou a instalação do Estado Novo ao elaborar o Plano Cohen.

-> a letra D está correta. No dia do golpe, o Congresso amanheceu cercado por tropas do Exército e, à noite, na Hora do Brasil, o presidente fez um discurso à nação, dizendo que o país não contava com “meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais" para solucionar a crise nacional. Explicava que para reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país, não se oferecia outra alternativa além da que foi tomada, instaurando-se um regime forte, de paz, de justiça e de trabalho.  Do ponto de vista do formato legal do país, declarava que a organização constitucional de 1934, baseada nos moldes do liberalismo e do sistema representativo, evidenciara falhas lamentáveis. Por estar datada e ultrapassada, era substituída por uma nova Carta, outorgada, previamente assinada por todo ministério à exceção do ministro Odilon Braga. Essa Constituição ficou conhecida como “Polaca", dada sua inspiração nitidamente corporativa e fascista.

->a letra E está incorreta. A revolução constitucionalista é de 1932, ocorrida no início do Governo do Provisório, como resposta paulista aos novos rumos que o país estava tomando.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo