Questão c13f4155-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

imagem-retificada-questao-101.jpg

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

A
a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
B
o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
C
a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
D
a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
E
o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
É interessante o aluno perceber que, muitas vezes, o enunciado já apresenta a resposta, ou ainda, “o caminho das pedras” para chegar à resposta correta. Nesta questão, a última frase do fragmento retirado da revista História Viva (Para ajudar na descoberta das
múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada) já auxilia na escolha da alternativa. A digitalização do acervo de José de Alencar é uma forma de preservar a obra, de maneira que o autor seja conhecido e reconhecido por futuras gerações, além de manter a memória cultural, literária e linguística intacta, além de responder a escolha, cada vez mais crescente, da sociedade por meios digitais para pesquisa e conhecimento, de modo geral. A digitalização do acervo do autor romântico não influi na compreensão dos textos pelos leitores, o que faz com que a letra A esteja incorreta. A letra B também está incorreta, pois a literatura de José de Alencar não é atemporal, ao contrário, faz parte do movimento literário denominado Romantismo, com destaque para suas obras indianistas. Seus livros são considerados uma resposta e uma crítica ao debate sobre os limites da formação da identidade da sociedade brasileira. A letra C restringe a importância da obra do autor apenas para o período imperial do Brasil, quando na verdade a relevância de seus livros é voltada para o contexto histórico e cultural como um todo. A letra E também está incorreta, pois restringe a importância de José de Alencar apenas para a temática indianista, desconsiderando a atuação do autor em outras frentes – diretor de jornal, advogado, entre outros. A resposta correta é a letra D, pois reitera e justifica a última frase do fragmento.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo