Questão beddc60d-b3
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A respeito do narrador do romance Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, assinale a alternativa correta.
A respeito do narrador do romance Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, assinale a alternativa correta.
A
O narrador naturalista descreve com objetividade e riqueza de detalhes o cenário em que se ambienta o romance, como
se observa neste trecho: “A lua, surgindo lenta e lenta, cor de fogo, a princípio, depois fria e opalescente, misto de névoa
e luz, alma e solidão, melancolizava o largo cenário das ondas, derramando sobre o mar essa luz meiga, essa luz ideal
que penetra o coração do marinheiro, comunicando-lhe uma saudade infinita dos que navegam"
B
O narrador descreve com minúcia o pensamento das personagens, desvendando seu refinado sistema de valores culturais,
como se observa neste trecho: “Estimava Bom-Crioulo desde o dia em que ele, desinteressadamente, por um acaso
providencial, livrou-a de morrer na ponta de uma faca, história de ladrões... [...]".
C
O narrador evidencia a percepção sofisticada de Amaro, que fica nítida nas referências do marinheiro à cultura grega:
“Aleixo surgia-lhe agora em plena e exuberante nudez, muito alvo, as formas roliças de calipígio ressaltando na meia
sombra voluptuosa do aposento, na penumbra acariciadora daquele ignorado e impudico santuário de paixões
inconfessáveis... Belo modelo de efebo que a Grécia de Vênus talvez imortalizasse em estrofes de ouro límpido e estátuas
duma escultura sensual e pujante".
D
O narrador deixa pistas da vingança planejada por Amaro contra Aleixo, como se pode perceber nas referências
intertextuais a Otelo, o clássico do ciúme, lido pelo marinheiro nos seus momentos de ócio: “Aleixo era seu, pertencia-lhe
de direito, como uma coisa inviolável. Daí também o ódio ao grumete, um ódio surdo, mastigado, brutal como as cóleras
de Otelo".
E
O narrador interpreta o conflito vivido pelo ex-escravo, justapondo uma percepção animalizante ao lado de outra,
construída por meio de comparações artísticas: “Dentro do negro rugiam desejos de touro ao pressentir a fêmea... Todo
ele vibrava, demorando-se na idolatria pagã daquela nudez sensual como um fetiche diante de um símbolo de ouro ou
como um artista diante duma obra-prima".