Questão bab78fbf-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

Imagem 065.jpg

A
o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
B
o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
C
o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
D
a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
E
a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A resposta a esta questão demanda atenção à questões internacionais contemporâneas, muitas vezes não apresentadas em livros didáticos mas em noticiários escritos e falados. As alternativas apresentam uma quantidade significativa de fatos e processos históricos que demandam atenção e estudo. A questão não é respondida apenas com “bom-senso” ou atenta leitura de algum trecho transcrito. A rotina de leitura de jornais e revistas informativas é de grande importância. Especial destaque para a publicação “Le Monde Diplomatique”. Apesar do nome ser mantido em francês é disponibilizado em português em bancas de jornais e on line.
                A alternativa que chama mais atenção é a letra E pois destaca os EUA como única superpotência da atualidade. Tal proposição há que ser analisada.. Não podemos nos esquecer da emergência da China e da União Européia no cenário internacional, além dos países conhecidos pela sigla BRIC  (Brasil, Rússia, índia e China). Além disso, os EUA NÂO se submetem à ONU no que se refere à ações militares. Aliás, não seria a ONU e sim ao Conselho de Segurança.
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo