Questão b86e9e92-e1
Prova:FAG 2014
Disciplina:Atualidades
Assunto:Atualidades do ano de 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação na Atualidade

Leia o trecho abaixo


Marco Civil da Internet é elogiado fora do Brasil


Sancionado há oito dias pela presidente Dilma Roussef, o Marco Civil da Internet ganha adeptos mundialmente por sua tentativa de estabelecer princípios que determinem direitos e deveres no ambiente digital. O Marco Civil "ajudará a iluminar uma nova era na qual os direitos dos cidadãos serão protegidos por leis digitais em todos os países do mundo", defendeu o cientista britânico Tim Berners-Lee, considerado o inventor da web. Durante o evento em que Dilma aprovou o texto, ele considerou a iniciativa "exemplar".
Para o blogueiro espanhol Enrique Dans, a lei é "uma tentativa real, protagonizada por um país verdadeiramente relevante no contexto internacional, de adaptar as regras do jogo e o contrato social ao contexto atual, condicionado por tudo o que sabemos após as revelações de Edward Snowden [ex-analista da CIA que denunciou a espionagem americana]".
Dans acredita que a nova lei conseguirá integrar esferas sensíveis da internet. "O Brasil tenta realizar uma aproximação com três problemas importantes que condicionam questões que vão desde a convivência entre pessoas e empresas até as relações internacionais: a liberdade de expressão, a privacidade e a neutralidade da rede", explicou.
Marcelo Thompson, subdiretor do Centro de Tecnologia e Lei da Universidade de Hong Kong, diz que "é preciso dar as boas-vindas à lei". No entanto, ressalta que o documento favorece também as empresas de internet, como Facebook e Google, que passam a não ter mais responsabilidade pelo conteúdo divulgado em seus canais. Pela nova lei, o autor da informação deverá responder por ela.
Por fim, no Brasil, o cofundador do Centro de Direito, Internet e Sociedade da Universidade de São Paulo, qualificou a norma como "grande vitória democrática", mas antecipou que nos próximos anos "será necessário discutir melhoras em relação à proteção de dados, uma lei ainda em estado embrionário, e à elaboração de uma nova lei de propriedade intelectual". “
Redação Olhar Digital - em 01/05/2014 às 12h05 – Acessado 06/05/2014


A respeito do Marco Civil da Internet, assinale a alternativa incorreta.

A
O marco civil já entrou em vigor a partir do dia 01/05/2014.
B
O Marco Civil considera a internet uma ferramenta fundamental para a liberdade de expressão.
C
Um dos pontos essenciais do Marco Civil é o estabelecimento da neutralidade da rede, ou seja, as operadoras estão proibidas de vender pacotes de internet pelo tipo de uso.
D
Os provedores de internet e de serviços só serão obrigados a fornecer informações dos usuários se receberem ordem judicial. No caso dos registros de conexão, os dados precisam ser mantidos pelo menos por um ano, já os registros de acesso a aplicações têm um prazo menor: seis meses.
E
A empresa que fornece conexão nunca poderá ser responsabilizada pelo conteúdo postado por seus clientes. Já quem oferece serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. corre o risco de ser culpado, caso não tire o material do ar depois de avisado judicialmente. Por exemplo: se a Justiça mandar o Google tirar um vídeo racista do YouTube e isso não for feito, o Google se torna responsável por aquele material.

Gabarito comentado

A
Aline Soares Monitor do Qconcursos

✔ Tema central: Marco Civil da Internet – Lei nº 12.965/2014. Essa lei trata dos princípios, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, abordando temas como liberdade de expressão, privacidade, neutralidade da rede e responsabilidade civil dos provedores.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A afirma que o Marco Civil já entrou em vigor em 01/05/2014. Essa informação está INCORRETA. Segundo a própria Lei nº 12.965/2014, sancionada em 23 de abril de 2014, seu art. 32 prevê que a entrada em vigor ocorreu 60 dias após sua publicação oficial, ou seja, foi em 23/06/2014. Observando perguntas como essa, sempre tenha atenção a datas e prazos – são pegadinhas recorrentes!

Análise das demais alternativas:

B) Correta. O Marco Civil realmente coloca a liberdade de expressão como pilar central (art. 2º) para o uso da internet no Brasil.

C) Correta. O princípio da neutralidade da rede está previsto no art. 9º: as operadoras não podem discriminar conteúdos ou priorizar tipos de tráfego, inclusive na oferta de pacotes diferenciados por uso.

D) Correta. O provedor só entrega dados mediante ordem judicial e o Marco Civil define prazos: um ano para registros de conexão e seis meses para registros de acesso a aplicações (arts. 10 e 13).

E) Correta. Quem oferece a conexão (provedor de acesso) não responde pelas publicações de clientes; já serviços (provedores de aplicação) podem ser responsabilizados se não cumprirem ordem judicial de remoção, conforme os arts. 18 e 19.

Estratégias de prova:

  • Leia as datas e prazos cuidadosamente: erros nesses detalhes aparecem muito em provas.
  • Fique atento a expressões como “sempre”, “nunca”, “apenas” e datas exatas.
  • Destaque conceitos jurídicos: neutralidade, privacidade, responsabilidade.

Referências: O livro “Atualidades para Concursos” (Bruno Garcia) e o texto da Lei nº 12.965/2014 trazem explicações didáticas sobre esses princípios, importantes para estruturar sua compreensão.

Gabarito: A

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo