Questão b7409bdc-b4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia os trechos de “Brasil mestiço: santuário da fé”, de Clara Nunes, e “Lágrima do sul”, de Milton
Nascimento.
“Os cantos de guerra e os lamentos de dor
E pro povo não desesperar
Nós não deixaremos de cantar
Pois esse é o único alento do trabalhador
Desde a senzala [...]”
(“Brasil mestiço: santuário da fé”– Clara Nunes)
“A aurora que esperamos
E o homem não sentiu
Que o fim dessa maldade
É o gás que gera o caos
É a marca da loucura
África, em nome de deus
Cala a boca desse mundo
E caminha, até nunca mais
A canção segue a torcer por nós.”
(“Lágrima do sul” – Milton Nascimento)
Baseando-se na leitura dos trechos em questão e da escuta prévia das canções, pode-se afirmar, EXCETO
Leia os trechos de “Brasil mestiço: santuário da fé”, de Clara Nunes, e “Lágrima do sul”, de Milton
Nascimento.
“Os cantos de guerra e os lamentos de dor
E pro povo não desesperar
Nós não deixaremos de cantar
Pois esse é o único alento do trabalhador
Desde a senzala [...]”
(“Brasil mestiço: santuário da fé”– Clara Nunes)
“A aurora que esperamos
E o homem não sentiu
Que o fim dessa maldade
É o gás que gera o caos
É a marca da loucura
África, em nome de deus
Cala a boca desse mundo
E caminha, até nunca mais
A canção segue a torcer por nós.”
(“Lágrima do sul” – Milton Nascimento)
Baseando-se na leitura dos trechos em questão e da escuta prévia das canções, pode-se afirmar, EXCETO
A
A canção de Clara Nunes exalta a capacidade das manifestações artísticas de representar as dores e
sustentar a resistência a elas.
B
Ambas as canções revisitam o passado escravocrata pela perspectiva da continuidade, relacionando-o,
ora à condição dos trabalhadores, ora aos regimes de segregação.
C
A canção de Milton Nascimento é um tipo de súplica pela mudança, decorrendo daí a menção “A aurora
que esperamos”.
D
Ambas as canções apresentam uma visão pessimista acerca da futura condição das populações
segregadas, condição originada de um passado com marcas no presente.