Questão b7025ba1-be
Prova:ENEM 2007
Disciplina:Química
Assunto:Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia, Transformações Químicas

Imagem 033.jpg

A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia- vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia- vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.

O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de

A
10%.
B
15%.
C
25%.
D
35%.
E
50%.

Gabarito comentado

Thaís GuimarãesMestra em Química (UERJ) e Doutoranda em Química (UERJ)
Sabe-se que a meia vida do antibiótico é de 1 hora, se a dose de antibiótico foi injetada as 12h, as 13h 30 min passaram-se 1,5 meia-vida. Basta portanto, olhar no eixo x a variação de 1,5 meia vida e ver o valor em que a curva corresponde no eixo y. Ao verificar perceberá que o valor correspondente a 1,5 meia vida resta 35% do antibiótico, opção D.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo