Questão b69ae1df-bc
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a
A
valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
B
preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
C
normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
D
transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.
E
proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.
Gabarito comentado
M
Michel MelloMestre em Filosofia (PUC-Rio), Mestre e Doutor em Filosofia (Universidade de Basel / Suiça)
A questão reflete muito bem o cenário hodierno: um confusão de conceitos, a saber, ética e política. Caberia aqui duas questões para ajudar a compreender a questão: como estabelecer normas gerais e universais (ética) para comportamentos e costumes particulares (moral)? Ora, parece difícil. Como estabelecer uma política entre indivíduos diferentes em diferentes agrupamentos sociais sem uma norma comum (ética)? A solução, comum a muitos pensadores do séc. XX, é a ideia de um contrato social que garantiria o bem-comum das pessoas. Um detalhe que o candidato deve observar nessas questões que trazem o tema ética e política é observar a data da referência do texto, pois se tratando, em linhas gerais, da segunda metade do século XX em diante, podemos quase sempre entender ética na política como um acordo entre partes para o bem-comum (de todos), ou pelo menos, de muitos. Assim, podemos dizer que a alternativa
(a) está correta.
(b) Está errada, pois se é acordo, para se sentir “em casa”, precede à lei. Em outros termos, podemos afirmar aqui que a ética precede a lei, e que a Lei deve advir da ética.
(c) Está errada pelo mesmo motivo de (b) e ainda porque ética não pode ser entendida como patrimônio nacional, dado que se supõe ser universal e não particular.
(d) Está errada, ainda que o texto somente leve à possibilidade de entendê-la como correta. Estar em casa, aliás um dos sentidos de êthos assinalado por Heidegger, é aqui se sentir autocéfalo, governar a si mesmo e lugar da naturalidade e não uma transferência da esfera privada para a esfera pública.
(e) Está errada pelo mesmo motivo de (d) e ainda, acrescentamos novamente, que o texto pergunta sobre ética, antes de política e mesmo antes de lei.
(a) está correta.
(b) Está errada, pois se é acordo, para se sentir “em casa”, precede à lei. Em outros termos, podemos afirmar aqui que a ética precede a lei, e que a Lei deve advir da ética.
(c) Está errada pelo mesmo motivo de (b) e ainda porque ética não pode ser entendida como patrimônio nacional, dado que se supõe ser universal e não particular.
(d) Está errada, ainda que o texto somente leve à possibilidade de entendê-la como correta. Estar em casa, aliás um dos sentidos de êthos assinalado por Heidegger, é aqui se sentir autocéfalo, governar a si mesmo e lugar da naturalidade e não uma transferência da esfera privada para a esfera pública.
(e) Está errada pelo mesmo motivo de (d) e ainda, acrescentamos novamente, que o texto pergunta sobre ética, antes de política e mesmo antes de lei.