Questão b613a0d3-c4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Tem-se, na imagem, figuras retratadas por uma perspectiva que se atém ao plano do real, ao passo que, no
fragmento, constrói-se, em relação à índia Iracema, uma descrição cuja perspectiva é
Tem-se, na imagem, figuras retratadas por uma perspectiva que se atém ao plano do real, ao passo que, no
fragmento, constrói-se, em relação à índia Iracema, uma descrição cuja perspectiva é
Observe a imagem e leia o fragmento a seguir para responder à questão.
AMOEDO, Rodolfo. O último Tamoio (1883), Óleo
sobre tela. Disponível em:
https://www.enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1230
/o-ultimo-tamoio. Acesso em: 25 jun. 2019.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no
horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais
longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a
baunilha recendia no bosque como seu hálito
perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem
corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava
sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé
grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
Observe a imagem e leia o fragmento a seguir para responder à questão.
AMOEDO, Rodolfo. O último Tamoio (1883), Óleo
sobre tela. Disponível em:
https://www.enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1230
/o-ultimo-tamoio. Acesso em: 25 jun. 2019.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no
horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
A
idealizada
B
pragmática
C
imparcial
D
realista
E
crítica