Questão b1fa2aef-be
Prova:ENEM 2007
Disciplina:História
Assunto:Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

A
A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
B
O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
C
Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
D
Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte- americana.
E
Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

Assim, a resposta correta é a letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo