Questõessobre Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas

1
1
Foram encontradas 12 questões
c9b4d2d8-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, História da América Latina

Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.

As ideias de organização política e econômica debatidas no continente europeu desde o século XVIII e no decorrer do século XIX, como o liberalismo, também chegaram ao território americano, mas não produziram impacto algum nos países do continente.

C
Certo
E
Errado
c9ae4d6a-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Medievalidade Europeia, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, História da América Latina

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.


A organização social não mudou de forma significativa desde o período da Idade Média, permanecendo basicamente a mesma até os dias atuais.

C
Certo
E
Errado
c9ab2ba8-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.


O contato com os povos nativos, definidos genericamente como índios, foi uma das principais dificuldades encontradas pelos portugueses que colonizaram o território que viria a se constituir na nação brasileira.

C
Certo
E
Errado
c9a81c49-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, História da América Latina, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.

Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.

C
Certo
E
Errado
399567c3-c2
PUC - Campinas 2016 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral

A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto

Considere o texto abaixo. 

    Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...)

(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432) 
A
da aprovação da Reforma Bourbônica nas colônias hispânicas, instituindo leis que reforçavam o pacto colonial e o poder da igreja, por meio da Companhia de Jesus, causando, assim, revoltas populares cujo alvo era a figura do Rei da Espanha.
B
da imposição da Lei do Chá, nas Treze Colônias (atuais Estados Unidos), coroando uma sequência de leis consideradas intoleráveis pelos colonos por restringirem a liberdade de comércio e aumentarem a taxação de impostos
C
da instituição de uma monarquia independente na Nova Espanha (atual México) por sua própria metrópole, a fim de manter elos coloniais sob nova roupagem e sem a interferência da Igreja, causando violenta reação popular.
D
de medidas segregacionistas de cunho racista em Saint Domingue (atual Haiti) pela França, cujo governo censurou os ideais da Revolução Francesa nessa sua colônia caribenha.
E
da aplicação da Devassa no Brasil colonial, cobrança coletiva aplicada reiteradamente para completar a quota de ouro devida à Coroa portuguesa que despertou, na população colonial, fortes sentimentos antilusitanos.
82018d1c-ab
UECE 2011 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral

“Que estas colônias unidas são e têm o direito de ser Estados livres e independentes, que estão desoneradas de qualquer lealdade para com a Coroa Britânica e que todo vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido.” 

Declaração de Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776, Http://www.usacitylink.com/usa/declaration.  html 

Sobre a Declaração de Independência americana, é correto afirmar-se que

A
é plena de propostas conservadoras e voltadas para o fisiocratismo.
B
inspirada em J. Locke, sintetiza as ideias liberais e democráticas da época.
C
possui trechos que indicam o fortalecimento do poder real na América.
D
solucionou os problemas entre brancos e índios pela posse das terras do oeste.
872c7488-b4
UEFS 2011 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral, Revolução Industrial

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

I.
Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).

II.
A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).
A
na fundação das Companhias das Índias Orientais e das Índias Ocidentais, pelos holandeses, no século XIX.
B
nas revoluções inglesas do século XVII e na revolta das colônias inglesas da América do Norte contra a dominação metropolitana.
C
na organização das corporações de ofícios e no controle da produção artesanal, nas áreas urbanas europeias. 
D
na aliança promovida entre a burguesia e o proletariado, nas revoluções liberais de 1830 e 1848, nas ex-colônias ibéricas da América.
E

no apoio prestado aos países absolutistas europeus, que se coligaram contra a França revolucionaria, nas duas primeiras décadas do século XIX.

412b3b2e-b2
UFU-MG 2016 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

Uma verdadeira paixão pelos Estados Unidos tomara conta dos franceses nos anos que precederam a revolução, como testemunham Chateaubriand e o próprio Franklin, que escrevia de Paris a seus correspondentes americanos: "aqui é comum dizer que nossa causa é a do gênero humano". Além do mais, essa república fora fundada por colonos com quem a França tecera contra a Inglaterra uma aliança vitoriosa: os que tinham se engajado na aventura eram conhecidos por ter sofrido [...] de "inoculação americana".
OZOUF, Mona. Varennes: a morte da realeza, 21 de junho de 1791. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 175-176 (Adaptado).

A historiografia é consensual em afirmar que o movimento revolucionário francês e os ideais iluministas foram de grande importância para diversas lutas coloniais ocorridas na América. Menos estudada é a influência que os norte-americanos exerceram sobre os revolucionários franceses. Essa influência pode ser explicada, para além dos fatores mencionados na citação de Mona Ozouf,

A
pela forte tradição liberal dos colonos norte-americanos que, durante a luta pela independência, foram contrários a toda forma de exploração do trabalho.
B
pelo forte apelo simbólico que exercia o exemplo norte-americano de emancipação colonial, visto como caso modelar de luta contra a opressão dos poderes instituídos.
C
pelo desprezo que os colonos norte-americanos tinham em relação à religião, vista por eles como braço aliado do poder da metrópole inglesa, contra a qual deveriam lutar.
D
pela defesa da doutrina fisiocrata que, no plano político, se traduzia na permanência de privilégios constitucionais para as camadas senhoriais.
ce95219c-29
UNESP 2016 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral

      Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade.

(Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.)

O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios

A
liberais, que defendem a necessidade de impor regras rígidas de protecionismo fiscal.
B
mercantilistas, que determinam os interesses de expansão do comércio externo.
C
iluministas, que enfatizam os direitos de cidadania e de rebelião contra governos tirânicos.
D
luteranos, que obrigam as mulheres e os homens a lutar pela própria salvação.
E
católicos, que justificam a ação humana apenas em função da vontade e do direito divinos.
961ced0f-3c
PUC - RJ 2014 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

Assinale a alternativa que NÃO caracteriza de modo correto o rápido processo de urbanização e modernização ocorrido nas Américas, entre 1870 e 1920.

A
Os Estados Unidos experimentaram, no período, uma industrialização em grande escala e altamente concentrada, acompanhada de rápida urbanização. A expansão comercial e financeira para além de suas fronteiras atingiu países vizinhos da América Central e Caribe.
B
A urbanização e modernização aceleradas foram características visíveis nas capitais dos países latino-americanos que vinham se beneficiando do sucesso de suas economias agrário-exportadoras, como o México, a Argentina e o Chile.
C
A sobrevivência da monarquia e a continuação da escravidão até 1888 impediram a urbanização, o acesso à modernização e ao progresso industrial de fins do século XIX no Brasil cuja economia ainda dependia da produção cafeeira.
D
A imigração em massa para as Américas de trabalhadores europeus pobres de distintas nacionalidades foi outro importante aspecto no processo de rápida modernização e industrialização em fins do século XIX e início do século XX.
E
As propostas civilizatórias eurocêntricas que fizeram da raça um atributo negativo apenas dos povos não brancos foram admiradas pelas elites governantes das Américas que não raro adotaram políticas de branqueamento para suas populações.
b1fa2aef-be
ENEM 2007 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

A
A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
B
O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
C
Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
D
Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte- americana.
E
Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.
2c153b63-09
UNICENTRO 2012 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

O Estado Liberal que nasceu, se fortaleceu e predominou no mundo ocidental no século XIX apresentava como características básicas

A
o estatismo econômico, o mercantilismo e a escravidão
B
o sufrágio universal, o controle da imprensa e o monopólio comercial.
C
o federalismo, o republicanismo e o domínio das oligarquias agrárias.
D
o constitucionalismo, o voto masculino censitário e a liberdade religiosa.
E
a manutenção da escravidão, a restauração da monarquia absolutista.