Questão b1e5bd2e-05
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O Texto, da autora Marisa Lajolo, constitui um
exemplar do ‘gênero de texto declaração pessoal’, o
que justifica:
O Texto, da autora Marisa Lajolo, constitui um
exemplar do ‘gênero de texto declaração pessoal’, o
que justifica:
Como e por que leio o romance brasileiro
Leitora apaixonada, fã de carteirinha, me envolvo com os
romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de
novo um pedaço que tenha me agradado de forma
particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O
autor tem vinte ou trinta páginas para me convencer de que
seu livro vai fazer diferença. Pois acredito piamente que a
leitura faz a diferença. Se não, adeus! O livro volta para a
estante e vou cuidar de outra coisa...
Ao terminar a leitura de um romance de que gosto, fico
com vontade de dividi-lo com os amigos. Recomendar a
leitura, emprestar, dar de presente. Mas, sobretudo,
discutir. Nada melhor do que conversar sobre livros... eu
acho uma coisa, meu amigo acha outra, a colega discorda
de nós dois...
Na discussão, pode tudo, só não pode não achar nada
nem concordar com todo mundo. No fim do papo, cada um
fica mais cada um, ouvindo os outros. Quem sabe o livro
tem mais de um sentido? Como foi mesmo aquele lance? E
aquele personagem... vilão ou herói?
Na minha geração e nas minhas relações, é assim que
se lê romance.
A leitura de romance, no entanto, não é só esta leitura
envolvida e vertiginosa. Junto com o suspense, ao lado do
mergulho na história, transcorre o tempo de decantação.
Enredo, linguagem e personagens depositam-se no leitor.
Passam a fazer parte da vida de quem lê. Vêm à tona meio
sem aviso, aos pedaços, evocados não se sabe bem por
quais articulações...
Vida e literatura enredam-se em bons e em maus
momentos, e os romances que leio passam a fazer parte da
minha vida, me expressam em várias situações.
Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2004, p. 13-14.
Como e por que leio o romance brasileiro
Leitora apaixonada, fã de carteirinha, me envolvo com os
romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de
novo um pedaço que tenha me agradado de forma
particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O
autor tem vinte ou trinta páginas para me convencer de que
seu livro vai fazer diferença. Pois acredito piamente que a
leitura faz a diferença. Se não, adeus! O livro volta para a
estante e vou cuidar de outra coisa...
Ao terminar a leitura de um romance de que gosto, fico
com vontade de dividi-lo com os amigos. Recomendar a
leitura, emprestar, dar de presente. Mas, sobretudo,
discutir. Nada melhor do que conversar sobre livros... eu
acho uma coisa, meu amigo acha outra, a colega discorda
de nós dois...
Na discussão, pode tudo, só não pode não achar nada
nem concordar com todo mundo. No fim do papo, cada um
fica mais cada um, ouvindo os outros. Quem sabe o livro
tem mais de um sentido? Como foi mesmo aquele lance? E
aquele personagem... vilão ou herói?
Na minha geração e nas minhas relações, é assim que
se lê romance.
A leitura de romance, no entanto, não é só esta leitura
envolvida e vertiginosa. Junto com o suspense, ao lado do
mergulho na história, transcorre o tempo de decantação.
Enredo, linguagem e personagens depositam-se no leitor.
Passam a fazer parte da vida de quem lê. Vêm à tona meio
sem aviso, aos pedaços, evocados não se sabe bem por
quais articulações...
Vida e literatura enredam-se em bons e em maus
momentos, e os romances que leio passam a fazer parte da
minha vida, me expressam em várias situações.
Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2004, p. 13-14.
A
a opção por evitar lances de interação com outros
possíveis interlocutores.
B
a omissão de admitir experiências muito íntimas
como pessoa e como leitor.
C
o uso de palavras visivelmente rebuscadas e
distantes da norma coloquial.
D
a preferência por formas verbais e pronominais
da primeira pessoa do singular.
E
a ausência de perguntas retóricas, que fujam à
função de colher respostas explícitas.