Após a sua leitura da obra de Mário de Andrade, “Amar, verbo intransitivo”, assinale a alternativa que
está de acordo com o seu enredo:
Gabarito comentado
Tema central: Interpretação de texto literário, com ênfase em compreensão de enredo, relações entre personagens e análise semântica de expressões e intenções.
Justificativa da alternativa C (correta): A alternativa C reflete fielmente o enredo de Amar, verbo intransitivo. Fräulein Elza é contratada como "professora de amor" para Carlos, filho de uma típica família burguesa paulistana dos anos 1920. Durante o processo de iniciação, Elza e Carlos desenvolvem envolvimento não só físico, mas também afetivo. O sofrimento que Elza sente ao final da relação – devido ao apego criado e ao caráter passageiro do seu papel – é um elemento central do romance. Este entendimento depende de interpretação global e sensível da narrativa e da identificação dos sentimentos e conflitos dos personagens, conforme orientam Koch, em Coesão e Coerência Textuais, e as gramáticas normativas para compreensão de sentido.
Análise das alternativas incorretas:
A) “A paixão se sobrepõe à razão”: Generalização imprópria. A obra mostra complexidade emocional e social, não uma dicotomia simplista de paixão versus razão. Contribui para a coerência textual identificar as camadas do enredo.
B) Carlos “acaba se envolvendo com prostitutas”: Incorreta. Não há essa relação na narrativa. Carlos mantém-se exclusivamente no relacionamento com Fräulein, conforme a proposta paterna.
Dica: Sempre desconfie de alternativas que atribuam fatos não verificados ou que ampliem informações do texto.
D) “Fracasso da missão e retorno para casar-se com alemão”: Errada. Elza não considera sua tarefa um fracasso, tampouco tem seu destino narrado nesses moldes. Trata-se de uma informação extrapolada e não sustentada pela obra.
Estratégia de resolução: Identifique sempre elementos presentes no texto e evite aceitar informações que extrapolem ou deturpem o enredo. Consulte palavras-chave e faça cruzamento entre fatos centrais das alternativas e do texto base.
Resumo da Norma-Padrão: “A interpretação exige a análise das informações explícitas e implícitas, evitando generalizações indevidas.” (Cf. Bechara)
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






