Questão b0f84d38-b1
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Analise as proposições em relação à obra Vitoria Valentina, Elvira Vigna.
I. A obra de Elvira, além de apresentar uma linguagem gráfica, que se enquadra como contemporânea,
também pontua a denúncia social o que caracteriza o romance social, bastante desenvolvido na segunda
fase da estética Moderna.
II. A leitura da obra leva o leitor a inferir um afastamento da escrita clássica, convencional, aproximando-se
mais da oralidade, primando pela língua popular e até mesmo pelo uso de gírias.
III. Da leitura do romance gráfico de Elvira infere-se, entre outras, três marcantes características do
Modernismo: rejeição das normas estéticas consagradas, proposta de inovações linguísticas, incorporação
do cotidiano.
IV. A leitura da obra leva o leitor a inferir que a liberdade da autora, quanto à pontuação das frases no decorrer
do romance, bem como a sobreposição de frases caracterizam a polifonia.
V. A obra é pontuada por expressões coloquiais que constituem infrações à gramática normativa, em relação
à ortografia, o que fere um dos objetivos da nova proposta da corrente modernista, este coloquialismo
reflete o rompimento da linguagem literária tradicional.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação à obra Vitoria Valentina, Elvira Vigna.
I. A obra de Elvira, além de apresentar uma linguagem gráfica, que se enquadra como contemporânea,
também pontua a denúncia social o que caracteriza o romance social, bastante desenvolvido na segunda
fase da estética Moderna.
II. A leitura da obra leva o leitor a inferir um afastamento da escrita clássica, convencional, aproximando-se
mais da oralidade, primando pela língua popular e até mesmo pelo uso de gírias.
III. Da leitura do romance gráfico de Elvira infere-se, entre outras, três marcantes características do
Modernismo: rejeição das normas estéticas consagradas, proposta de inovações linguísticas, incorporação
do cotidiano.
IV. A leitura da obra leva o leitor a inferir que a liberdade da autora, quanto à pontuação das frases no decorrer
do romance, bem como a sobreposição de frases caracterizam a polifonia.
V. A obra é pontuada por expressões coloquiais que constituem infrações à gramática normativa, em relação
à ortografia, o que fere um dos objetivos da nova proposta da corrente modernista, este coloquialismo
reflete o rompimento da linguagem literária tradicional.
Assinale a alternativa correta.
TEXTO 4
A PARTE BOA ERA LU.
TENTOU ESCOLA.
DOIS DIAS.
NO TERCEIRO,
SE JOGOU NO CHÃO.
NEM ARRASTADO.
JÁ NÃO FALAVA,
DESCONFIARAM:
ELE ESTAVA COM
ALGUM PROBLEMA.
SÓ PODIA SER A MÃE.
FUGIU DALI.
ISSO DÁ PROBLEMA,
MÃE FUGIR.
TODO MUNDO ACHA.
PROBLEMA CERTO.
CLARO QUE É.
MAS TINHA MAIS.
LU PODIA NÃO FALAR,
MAS COMPUTAVA.
E A MÃE LEVOU O NOTE.
ESTÁ CERTO.
RUIM, MÃE IR.
MAS LU POUCO A VIA.
ERA CHEGADA
A UMA BALADA.
ALI, NO MEIO DO NADA.
QUEM CUIDAVA DELE
ERA O PAI.
SEMPRE FOI.
SEM A MÃE, FOI RUIM.
SEM O NOTE, FOI PIOR.
DAÍ QUEREREM
UMA BABÁ.
PRESENÇA FEMININA.
PODIA AJUDAR.
E CHAMARAM CARLA.
VIGNA, Elvira. Vitória Valentina.1ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
TEXTO 4
A PARTE BOA ERA LU.
TENTOU ESCOLA.
DOIS DIAS.
NO TERCEIRO,
SE JOGOU NO CHÃO.
NEM ARRASTADO.
JÁ NÃO FALAVA,
DESCONFIARAM:
ELE ESTAVA COM
ALGUM PROBLEMA.
SÓ PODIA SER A MÃE.
FUGIU DALI.
ISSO DÁ PROBLEMA,
MÃE FUGIR.
TODO MUNDO ACHA.
PROBLEMA CERTO.
CLARO QUE É.
MAS TINHA MAIS.
LU PODIA NÃO FALAR,
MAS COMPUTAVA.
E A MÃE LEVOU O NOTE.
ESTÁ CERTO.
RUIM, MÃE IR.
MAS LU POUCO A VIA.
ERA CHEGADA
A UMA BALADA.
ALI, NO MEIO DO NADA.
QUEM CUIDAVA DELE
ERA O PAI.
SEMPRE FOI.
SEM A MÃE, FOI RUIM.
SEM O NOTE, FOI PIOR.
DAÍ QUEREREM
UMA BABÁ.
PRESENÇA FEMININA.
PODIA AJUDAR.
E CHAMARAM CARLA.
VIGNA, Elvira. Vitória Valentina.1ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
A
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.