Questão b0d28137-b1
Prova:UDESC 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Colocação Pronominal, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Assinale a alternativa correta em relação à obra Esaú e Jacó, Machado de Assis, e ao Texto 2.

A
No período “Não é que ele já a não entendesse nem amasse, ou que a não praticasse ainda alguma vez” (linhas 13 e 14) quanto à colocação pronominal há, aparentemente, dois casos de próclise, mas na linguagem culta o primeiro a é apenas uma partícula expletiva.
B
A estrutura gramatical “A solidão, tanto no texto bíblico, como na tradução do padre, era arcaica” (linhas 10 e 11) refere-se à temporalidade da existência da palavra grifada, pois remete aos tempos bíblicos.
C
No período “Não é que ele já a não entendesse nem amasse, ou que a não praticasse ainda alguma vez” (linhas 13 e 14) as palavras destacadas remetem ao mesmo referente, no entanto desempenham funções morfossintáticas diferentes.
D
Da leitura da obra, infere-se que a não conciliação dos gêmeos, Pedro, que defendia o regime monárquico, e Paulo, que era simpatizante do regime republicano, representaria a impossibilidade de se ter um regime político ideal, trazendo à tona o característico pessimismo/ceticismo machadiano.
E
No sintagma “A pouco e pouco sentiu o sabor dos costumes velhos, a nostalgia das salas, a saudade do riso” (linhas 9 e 10) as expressões destacadas remetem ao saudosismo do Conselheiro em relação à época da diplomacia, e fazem alusão ao Simbolismo por remeterem à sinestesia.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo