Questão b0ccbb90-bc
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A crise do escravismo expressava a difícil questão em torno da substituição da mão de obra, que resultou

A dependência regional maior ou menor da mão de  obra escrava teve reflexos políticos importantes no encaminhamento da extinção da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma solução alternativa – caso típico de São Paulo – desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante.

                                                         FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

A
na constituição de um mercado interno de mão de obra livre, constituído pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexploração do trabalho.
B
no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravidão e os privilégios políticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernização econômica com a adoção do trabalho livre.
C
no “branqueamento” da população, para afastar o predomínio das raças consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilização dos trópicos.
D
no tráfico interprovincial dos escravos das áreas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraíba, para a garantia da rentabilidade do café.
E
na adoção de formas disfarçadas de trabalho compulsório com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regiões do país.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão 23 também versa sobre a falência do escravismo no Brasil, mais aguda no último quartel do século XIX. A forma como está elaborada a entrada da questão pode gerar uma confusão de interpretação, o que leva ao erro. Ela NÂO está perguntando acerca dos efeitos das disputas acerca da abolição da escravidão.
                A pergunta é acerca da  “a difícil questão em torno da substituição da mão de obra, que resultou” ... Ou seja: qual o resultado dos debates acerca da abolição da escravidão.
                O conteúdo exigido não é de grande dificuldade e é tema clássicoem sala de aula de Ensino Médio e não há grandes divergências de análise entre os historiadores que trabalham especificamente com esta época da história do Brasil. Um dos elementos da crise do escravismo é o “racha” entre os latifundiários. Há os do nordeste, cuja produção é fundamentada em mão de obra escrava e que não demandam maior quantidade de escravos em função da estagnação da exportação de açúcar, tabaco e  algodão. Ao mesmo tempo, os cafeicultores do sudeste demandam mais mão de obra face ao aumento da produção e exportação de café do oeste de São Paulo. Face aos altíssimos preços da importação ilegal de novos escravos (desde 1850), a utilização de mão de obra asslariada imigrante era a melhor solução. Os paulistas demandam abolição para que os incentivos do governo migrem das fazendas escravistas para a imigração.
                As opções B, C e D não apresentam erros absolutos mas a que está inteiramente correta e responde à questão proposta é a de letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo