“O tráfico tem dimensões internacionais e nacionais. Mulheres, crianças e também homens podem ser
traficados tanto dentro das fronteiras nacionais como através delas. O tráfico é talvez também o mais
flagrante dos fracassos sociais e de mercados de trabalho que se manifestam no contexto da globalização
contemporânea.
Fonte: <http://reporterbrasil.org.br/documentos/relatorio_global2005.pdf >
Acesso em 29 de maio de 2017.p. 81
O texto acima é parte do Relatório Global da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2005, contra
o trabalho forçado e aponta que:
Gabarito comentado
Tema central da questão: O tema aborda o tráfico de pessoas e o trabalho forçado no contexto global, destacando o papel dos organismos internacionais, principalmente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na promoção dos direitos fundamentais do trabalho.
O tópico exige conhecimento das questões sociais relacionadas à exploração de trabalhadores e desigualdades no mundo globalizado. É fundamental entender que o tráfico de pessoas é uma violação grave dos direitos humanos e ainda persiste, inclusive no Brasil, sendo um dos desafios enfrentados nas relações de trabalho contemporâneas.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa B afirma que organismos internacionais como a OIT atuam orientando imprensa, população e governos para promover os direitos e princípios fundamentais do trabalho. Essa é a opção correta pois está de acordo com o que prevê a Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (1998), que destaca o compromisso mundial pela eliminação do trabalho forçado, tráfico, discriminação e trabalho infantil.
Estratégia de resolução: O aluno deve focar em identificar o papel institucional da OIT e perceber que ela atua não apenas em normatização, mas também em sensibilização, fiscalização e suporte técnico aos Estados-membros. Essa atuação visa erradicar formas graves de exploração e garantir a dignidade do trabalhador.
Por que as demais alternativas estão erradas?
A) Está errada ao afirmar que não há mais superexploração no Brasil. O trabalho análogo ao escravo ainda ocorre em diversos setores. O aluno deve ficar atento a generalizações e afirmações absolutas.
C) É falsa e contradiz dados reais da OIT. A escravidão contemporânea, incluindo o tráfico de pessoas, ainda existe. O termo “não existe tráfico” é típico de pegadinha por negar fatos amplamente comprovados.
D) Equivoca-se ao associar as formas graves do tráfico a países estáveis. Essas práticas geralmente são mais frequentes em locais com economias instáveis e frágil estrutura institucional – portanto, a alternativa apresenta inversão do conceito.
Estratégia para questões de Atualidades: Desconfie de afirmações taxativas e atente para onde e como se dão problemas sociais profundos. Observe o papel dos organismos internacionais, pois são temas recorrentes em provas.
Conclusão: O gabarito é a alternativa B, pois descreve corretamente o papel da OIT, de acordo com as normas internacionais e a realidade social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






