Questão aedfd36f-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o trecho a seguir:
A partir da sua condição social de mulher, negra, favelada, catadora de lixo e mãe solteira, Carolina Maria
de Jesus, em Quarto de despejo, compôs um angustiante retrato do Brasil em meados do século XX. Para
isso, utilizou de figuras de linguagem como metáforas, metonímias, comparações, analogias e ironias, que,
somadas à sua coloquialidade, consolidaram uma das manifestações mais representativas do lirismo
presente na fala do povo brasileiro.
Entre as citações abaixo, retiradas de Quarto de despejo, ASSINALE aquela que NÃO apresenta
linguagem figurada.
Leia o trecho a seguir:
A partir da sua condição social de mulher, negra, favelada, catadora de lixo e mãe solteira, Carolina Maria
de Jesus, em Quarto de despejo, compôs um angustiante retrato do Brasil em meados do século XX. Para
isso, utilizou de figuras de linguagem como metáforas, metonímias, comparações, analogias e ironias, que,
somadas à sua coloquialidade, consolidaram uma das manifestações mais representativas do lirismo
presente na fala do povo brasileiro.
Entre as citações abaixo, retiradas de Quarto de despejo, ASSINALE aquela que NÃO apresenta
linguagem figurada.
A
“O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é
professora”.
B
“Quem governa o nosso país é quem tem dinheiro, quem não sabe o que é fome, dor, e a
aflição do pobre. [...] Eu estou ao lado do pobre, que é o braço. Braço desnutrido”.
C
“Quando eu era menina o meu sonho era ser homem para defender o Brasil porque eu lia a
Historia do Brasil e ficava sabendo que existia guerra. Só lia os nomes masculinos como
defensores da pátria”.
D
“Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de
cristais, seus tapetes de viludo, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a
impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo”.