Questão ade27704-bc
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

O samba-enredo de 1968 reflete e reforça uma concepção acerca do fim da escravidão ainda viva em nossa memória, mas que não encontra respaldo nos estudos históricos mais recentes. Nessa concepção ultrapassada, a abolição é apresentada como


A
conquista dos trabalhadores urbanos livres, que demandavam a redução da jornada de trabalho.
B
concessão do governo, que ofereceu benefícios aos negros, sem consideração pelas lutas de escravos e abolicionistas.
C
ruptura na estrutura socioeconômica do país, sendo responsável pela otimização da inclusão social dos libertos.
D
fruto de um pacto social, uma vez que agradaria os agentes históricos envolvidos na questão: fazendeiros, governo e escravos.
E
forma de inclusão social, uma vez que a abolição possibilitaria a concretização de direitos civis e sociais para os negros.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O tema da questão 21 é o processo da abolição da escravidão. O mito acerca do fato histórico é que não seria a resultante de um processo de luta de vários setores da sociedade brasileira, incluindo, é claro, a luta de escravos contra a escravidão desde a época colonial de dominação portuguesa. Na maioria das vezes a extinção da escravidão é vista como uma benesse do governo imperial e, mais particularmente da princesa Isabel, regente à época, em função da viagem de seu pai à Paris. Muitas vezes ela é apresentada como a “Redentora”, tendo até mesmo aura de santa.
                A questão pede que seja identificada entre as opções qual a que corresponde à esta percepção mítica da abolição. A única opção correta é a de letra B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo