Questão ace26679-57
Prova:ENEM 2021
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

    Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.

PINTO, L. A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).

De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por

A
radicalidade nas agendas de reforma das elites dirigentes.
B
anomalias na execução dos planos econômicos ortodoxos.
C
descompassos na construção de quadros institucionais modernos.
D
ilegitimidade na atuação dos movimentos de representação classista.
E
vagarosidade na dinâmica de aperfeiçoamento dos programas partidários.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O desenvolvimento do Brasil durante os anos 1950 e 1960 coloca em destaque o chamado “milagre brasileiro". Este milagre foi a política econômica praticada na ditadura militar. Consistia na entrada de um volume grande de capital privado no país. 

A captação de divisas estrangeiras – até a segunda metade da década de 1970 com juros baixos- foi a base da continuação de uma lógica do “desenvolvimento", construído a partir da agro exportação e implantação de industrias majoritariamente de bens de consumo No campo político e institucional, medidas conservadoras se repetiam em ciclos bem delimitados, de acordo com o desejo de uma elite que legitimava o Estado e que tinha a intenção de manter o status quo, atraindo investimentos do setor agro exportador brasileiro para promover a industrialização. 

Essa questão tem como objetivo avaliar o conhecimento do estudante sobre o momento democrático brasileiro que ocorreu entre os anos 1945 a 1964 no qual o país passou por um desenvolvimento político, econômico e social importante para a história do Brasil e, ao mesmo tempo, marcado por profundas transformações na estrutura de Estado a partir de meados dos anos 1960. A época em pauta faz parte do currículo de História da escola básica , tanto o no segundo segmento do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Livros didáticos tratam do tema . 

Entre as alternativas uma aponta a grande característica do desenvolvimento do Brasil no período 

A) INCORRETA – As elites brasileiras não optaram por uma agenda radicalizada para as reformas defendidas por elas. Pelo contrário, o conservadorismo era a tônica desses grupos. 

B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque não houve anomalia nos planos econômicos e sim uma ambivalência. Ou seja, posicionamentos concorrentes, mas que se entendiam de alguma maneira. 

C) CORRETA – Essa alternativa está correta, na medida em que se referem aos indivíduos que ocupam cargos políticos no Estado e se empenham para que as ações desse sejam dentro dos interesses de sua classe. 

D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois justamente a legitimidade na atuação das representações classistas que contribuiu para a ambivalência no processo político brasileiro. 

E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta porque a partir de 1945, houve a reabertura política, que perdurou até 1964, ano do golpe civil-militar no Congresso Nacional. Havia outros partidos com suas pautas muito bem definidas, conservadores ou não. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo