Questão a8ee72a3-fd
Prova:UNICENTRO 2016
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Queda do Socialismo Real

A expansão da política neoliberal ocorreu no âmbito da crise do socialismo real, que se desdobrou na dissolução da União Soviética.

Em relação a esse processo, pode-se inferir que

Nas últimas décadas do século 20, a expressão “neoliberalismo” passou a fazer parte não só do dia a dia de economistas, mas, também, do noticiário jornalístico, que difundiu o termo para toda a sociedade. Obviamente, para haver um “neoliberalismo”, é preciso que tenha havido, anteriormente, um “liberalismo”, doutrina econômica que tem suas bases em autores clássicos, como o filósofo escocês Adam Smith. “O liberalismo vem do individualismo. As três questões básicas do liberalismo são a garantia da propriedade privada, a garantia dos excedentes monetários e a liberdade de usar os excedentes monetários, para qual se usa a doutrina de Adam Smith”, diz o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Valter Duarte Ferreira Filho. (LIBERALISMO... 2016).

A
o déficit público provocado pelos altos gastos em políticas sociais levou à falência do Estado soviético.
B
a derrota na guerra do Afeganistão causou uma revolta generalizada das Repúblicas soviéticas, seguida de declarações de independência.
C
a política de privatização estabelecida pela Glasnost resultou em uma onda de desemprego e em uma revolta popular, que derrubou o governo soviético.
D
a ameaça de invasão dos Estados Unidos, após o apoio da União Soviética à Revolução Islâmica no Irã, foi responsável pelo colapso do socialismo.
E
os excessivos gastos militares e a ineficiência econômica contribuíram para a tentativa de modernização econômica da União Soviética com a adoção da Perestroika.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo