Questão a7dbe1ef-6d
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o texto abaixo para responder à questão 16.
Leia as afirmações abaixo:
I. A obra Cantares rememora o livro bíblico – Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções. Entretanto, embora o assunto esteja voltado para as núpcias, em Hilda Hilst, ele é abarcado de forma pesarosa, belicosa (v. 7-9, 13- 15). Tal assertiva pode ser comprovada pela utilização, por parte do eu-lírico, da expressão paradoxal "ódio- amor" (v. 3 e 17).
II. Estruturalmente, o texto acima é composto por esquemas estróficos livres e versos isométricos, típicos da lírica contemporânea.
III. Marcado pela subjetividade, o poema acima relaciona momentos amorosos vivenciados pelo eu-lírico ao cromatismo. Nesse sentido, o texto de Hilda Hilst recupera pressupostos simbolistas propostos por Rimbaud e Baudelaire, ao fazer uso de expressões sinestésicas como "tempo turquesa e prata" (v. 16).
IV. A tradição lírica ibérica, das cantigas trovadorescas medievais, pode ser vislumbrada no poema acima em trechos como: "Meu ódio-amor, senhor da minha vida./ Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade" (v. 17 e 18).
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Leia o texto abaixo para responder à questão 16.
Leia as afirmações abaixo:
I. A obra Cantares rememora o livro bíblico – Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções. Entretanto, embora o assunto esteja voltado para as núpcias, em Hilda Hilst, ele é abarcado de forma pesarosa, belicosa (v. 7-9, 13- 15). Tal assertiva pode ser comprovada pela utilização, por parte do eu-lírico, da expressão paradoxal "ódio- amor" (v. 3 e 17).
II. Estruturalmente, o texto acima é composto por esquemas estróficos livres e versos isométricos, típicos da lírica contemporânea.
III. Marcado pela subjetividade, o poema acima relaciona momentos amorosos vivenciados pelo eu-lírico ao cromatismo. Nesse sentido, o texto de Hilda Hilst recupera pressupostos simbolistas propostos por Rimbaud e Baudelaire, ao fazer uso de expressões sinestésicas como "tempo turquesa e prata" (v. 16).
IV. A tradição lírica ibérica, das cantigas trovadorescas medievais, pode ser vislumbrada no poema acima em trechos como: "Meu ódio-amor, senhor da minha vida./ Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade" (v. 17 e 18).
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Leia as afirmações abaixo:
I. A obra Cantares rememora o livro bíblico – Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções. Entretanto, embora o assunto esteja voltado para as núpcias, em Hilda Hilst, ele é abarcado de forma pesarosa, belicosa (v. 7-9, 13- 15). Tal assertiva pode ser comprovada pela utilização, por parte do eu-lírico, da expressão paradoxal "ódio- amor" (v. 3 e 17).
II. Estruturalmente, o texto acima é composto por esquemas estróficos livres e versos isométricos, típicos da lírica contemporânea.
III. Marcado pela subjetividade, o poema acima relaciona momentos amorosos vivenciados pelo eu-lírico ao cromatismo. Nesse sentido, o texto de Hilda Hilst recupera pressupostos simbolistas propostos por Rimbaud e Baudelaire, ao fazer uso de expressões sinestésicas como "tempo turquesa e prata" (v. 16).
IV. A tradição lírica ibérica, das cantigas trovadorescas medievais, pode ser vislumbrada no poema acima em trechos como: "Meu ódio-amor, senhor da minha vida./ Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade" (v. 17 e 18).
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
A
I e II estão corretas
B
II e III estão corretas
C
II e IV estão corretas
D
I, III, IV estão corretas
E
apenas a II está correta