Nossas universidades precisam falar inglês
Nosso ensino superior está se internacionalizando. Há um certo fluxo de estudantes
estrangeiros de pós-graduação que passam alguns anos em nossas melhores universidades
devido a programas de duplo diploma. Entretanto, o número de alunos estrangeiros no Brasil ainda é bastante reduzido. Por exemplo, há mais estudantes norte-americanos na Argentina
do que no Brasil. Isso se deve à preferência por um país que fala espanhol e à
disponibilidade de programas de graduação em inglês. As universidades brasileiras
deveriam considerar a possibilidade de oferecer cursos superiores em inglês juntamente
com o português. Atualmente, não existe nenhuma conferência internacional importante que
não adote o inglês.
(http://goo.gl/12hak. Acesso: 25/11/2012. Adaptado.)
O principal objetivo desse texto é
Nossas universidades precisam falar inglês
Nosso ensino superior está se internacionalizando. Há um certo fluxo de estudantes estrangeiros de pós-graduação que passam alguns anos em nossas melhores universidades devido a programas de duplo diploma. Entretanto, o número de alunos estrangeiros no Brasil ainda é bastante reduzido. Por exemplo, há mais estudantes norte-americanos na Argentina do que no Brasil. Isso se deve à preferência por um país que fala espanhol e à disponibilidade de programas de graduação em inglês. As universidades brasileiras deveriam considerar a possibilidade de oferecer cursos superiores em inglês juntamente com o português. Atualmente, não existe nenhuma conferência internacional importante que não adote o inglês.
(http://goo.gl/12hak. Acesso: 25/11/2012. Adaptado.)
O principal objetivo desse texto é
Gabarito comentado
Conteúdo Cobrado: Interpretação de texto – Identificação da ideia principal e do propósito comunicativo
Nesta questão, é essencial reconhecer o objetivo principal do texto, habilidade central na interpretação textual e muito cobrada em provas de vestibulares e concursos. Segundo Cunha & Cintra ("Nova Gramática do Português Contemporâneo"), a identificação correta da ideia principal permite distinguir as justificativas e evidências secundárias empregadas pelo autor.
Análise da Alternativa Correta:
A) Argumentar sobre a necessidade de ofertas de cursos superiores em inglês nas universidades brasileiras para atrair mais alunos estrangeiros.
Esta é a única alternativa alinhada à tese do texto: o autor utiliza fatos (poucos estrangeiros no Brasil, preferência pelo espanhol e pelo inglês) para defender a oferta de cursos em inglês. Ele propõe isso como estratégia de internacionalização e crescimento acadêmico, construindo um argumentativo coerente. Essa característica é confirmada por gramáticas como a de Evanildo Bechara, que apontam que textos argumentativos visam convencer o interlocutor.
Por que as demais alternativas estão incorretas?
B) criticar a qualidade das universidades...
Erro: Não há crítica à qualidade acadêmica; a questão é idiomática, não de excelência dos cursos.
C) informar que grande parte das universidades brasileiras está recebendo mais estrangeiros.
Erro: O texto diz o oposto – há poucos alunos estrangeiros no Brasil. Usar o termo "grande parte" é um falso indicativo de crescimento.
D) revelar a dificuldade que os brasileiros têm em conseguir bolsa no exterior.
Erro: Não se fala do estudante brasileiro buscando vagas fora, mas de atrair estrangeiros para cá.
Estratégias para acertos: Foque em palavras-chave que revelam intenção e argumentação, como “precisam”, “deveriam considerar” e na comparação entre o Brasil e outros países. Cuidado com generalizações indevidas e alternativas com termos absolutos que distorcem o texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






