Questão a386d87e-b6
Prova:ENEM 2019, ENEM 2019
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, e a Sabinada, na Bahia. Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata.
PESAVENTO, S. J. Farrapos com a faca na bota. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

A característica regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era a

A
autonomia bélica local.
B
coesão ideológica radical.
C
liderança política situacionista.
D
produção econômica exportadora.
E
localização geográfica estratégica.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A regência é um subperíodo do Brasil Imperial, caracterizado pela instabilidade política, econômica e social, causada pela ausência de legitimidade do poder regencial na existência de um imperador incapaz de governar por sua idade mínima. O texto de apoio aborda as rebeliões regenciais e afirma que a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foi a mais preocupante de todas elas para as autoridades regenciais devido a sua longa duração e o caráter fronteiriço de sua localização. O enunciado questiona qual característica regional a tornou mais preocupante.

A) Os rebeldes dependiam de importações contrabandeadas para dar prosseguimento ao seu esforço bélico.

B) Não ocorria uma coesão ideológica tão rígida assim. Estava mais para uma união pontual contra um inimigo em comum no caso o governo regencial.

C) Se fosse situacionista, ou seja alinhado com o governo regencial, não precisaria de uma rebelião armada de longa duração de caráter oposicionista.

D) A base da economia local era o abastecimento do mercado interno de proteína animal a parti das charqueadas. 

E) O texto reafirma esse aspecto, ao ressaltar a posição fronteiriça da rebelião. A fronteira Sul remete a disputas estratégicas com a Espanha e depois com as lideranças locais pós independência tornando a região de grande complexidade geopolítica. Alternativa correta. 



 
Gabarito do professor: E

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo