Questão a2942436-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O mato do Mutúm é um enorme mundo preto, que
nasce dos buracões e sobe a serra. O guará-lobo trota
a vago no campo. As pessôas mais velhas são inimigas
dos meninos. Soltam e estumam cachorros, para ir
matar os bichinhos assustados — o tatú que se agarra
no chão dando guinchos suplicantes, os macacos que
fazem artes, o coelho que mesmo até quando dorme
todo-tempo sonha que está sendo perseguido. O tatú
levanta as mãozinhas cruzadas, ele não sabe — e os
cachorros estão rasgando o sangue dele, e ele pega a
sororocar. O tamanduá. Tamanduá passeia no cerrado,
na beira do capoeirão. Ele conhece as árvores, abraça
as árvores. Nenhum nem pode rezar, triste é o gemido
deles campeando socôrro. Todo choro suplicando por
socôrro é feito para Nossa Senhora, como quem diz
a salve-rainha. Tem uma Nossa Senhora velhinha. Os
homens, pé-ante-pé, indo a peitavento, cercaram o
casal de tamanduás, encantoados contra o barranco,
o casal de tamanduás estavam dormindo. Os homens
empurraram com a vara de ferrão, com pancada bruta,
o tamanduá que se acordava. Deu som surdo, no corpo
do bicho, quando bateram, o tamanduá caiu pra lá, como
um colchão velho.
ROSA, G. Noites do sertão (Corpo de baile).
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto
afetivo no contorno da paisagem dos sertões mineiros.
Nesse fragmento, o narrador empresta à cena uma
expressividade apoiada na
O mato do Mutúm é um enorme mundo preto, que
nasce dos buracões e sobe a serra. O guará-lobo trota
a vago no campo. As pessôas mais velhas são inimigas
dos meninos. Soltam e estumam cachorros, para ir
matar os bichinhos assustados — o tatú que se agarra
no chão dando guinchos suplicantes, os macacos que
fazem artes, o coelho que mesmo até quando dorme
todo-tempo sonha que está sendo perseguido. O tatú
levanta as mãozinhas cruzadas, ele não sabe — e os
cachorros estão rasgando o sangue dele, e ele pega a
sororocar. O tamanduá. Tamanduá passeia no cerrado,
na beira do capoeirão. Ele conhece as árvores, abraça
as árvores. Nenhum nem pode rezar, triste é o gemido
deles campeando socôrro. Todo choro suplicando por
socôrro é feito para Nossa Senhora, como quem diz
a salve-rainha. Tem uma Nossa Senhora velhinha. Os
homens, pé-ante-pé, indo a peitavento, cercaram o
casal de tamanduás, encantoados contra o barranco,
o casal de tamanduás estavam dormindo. Os homens
empurraram com a vara de ferrão, com pancada bruta,
o tamanduá que se acordava. Deu som surdo, no corpo
do bicho, quando bateram, o tamanduá caiu pra lá, como
um colchão velho.
ROSA, G. Noites do sertão (Corpo de baile).
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto
afetivo no contorno da paisagem dos sertões mineiros.
Nesse fragmento, o narrador empresta à cena uma
expressividade apoiada na
A
plasticidade de cores e sons dos elementos nativos.
B
dinâmica do ataque e da fuga na luta pela
sobrevivência.
C
religiosidade na contemplação do sertanejo e de
seus costumes.
D
correspondência entre práticas e tradições e a
hostilidade do campo.
E
humanização da presa em contraste com o desdém
e a ferocidade do homem.
Gabarito comentado
Ana MachadoMestranda em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literaturas.