Questão a28c758e-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em suas produções, nem o olho nem o ouvido
são capazes de encontrar um ponto fixo no qual se
concentrarem. O espectador das peças de Foreman é
bombardeado por uma multiplicidade de eventos visuais
e auditivos. No nível visual, há contínuas mudanças
da forma geométrica do palco, mesmo dentro de um
ato. A iluminação também muda continuamente; suas
transformações podem ocorrer com lentidão ou rapidez
e podem afetar o palco e a plateia: os espectadores
podem de súbito se ver banhados de luz quando os
canhões são voltados para eles sem aviso. Quanto
ao som, tudo é gravado: buzinas de carros, sirenes,
apitos, trechos de jazz, bem como o próprio diálogo.
O roteiro é fragmentado, composto de frases curtas,
aforísticas, desconectadas.
DURAND, R. In: CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às
teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado).
A descrição, que referencia o Teatro Ontológico-Histérico do dramaturgo estadunidense Richard Foreman,
representa uma forma de fazer teatro marcada pela
Em suas produções, nem o olho nem o ouvido
são capazes de encontrar um ponto fixo no qual se
concentrarem. O espectador das peças de Foreman é
bombardeado por uma multiplicidade de eventos visuais
e auditivos. No nível visual, há contínuas mudanças
da forma geométrica do palco, mesmo dentro de um
ato. A iluminação também muda continuamente; suas
transformações podem ocorrer com lentidão ou rapidez
e podem afetar o palco e a plateia: os espectadores
podem de súbito se ver banhados de luz quando os
canhões são voltados para eles sem aviso. Quanto
ao som, tudo é gravado: buzinas de carros, sirenes,
apitos, trechos de jazz, bem como o próprio diálogo.
O roteiro é fragmentado, composto de frases curtas,
aforísticas, desconectadas.
DURAND, R. In: CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às
teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado).
A descrição, que referencia o Teatro Ontológico-Histérico do dramaturgo estadunidense Richard Foreman,
representa uma forma de fazer teatro marcada pela
A
subversão aos elementos tradicionais da narrativa
teatral.
B
visão idealizada do mundo na construção de uma
narrativa onírica.
C
representação da vida real, aproximando-se de uma
verdade histórica.
D
adaptação aos novos valores da burguesia
frequentadora de espaços teatrais.
E
valorização espetacular do ideal humano, retomando
o princípio do Classicismo grego.
Gabarito comentado
Ana MachadoMestranda em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literaturas.