Sobre a figura feminina na visão do Romantismo, e sobre
o enredo do romance Inocência, só NÃO se pode afirmar
que:
''Caía então luz de chapa sobre ela, iluminando-lhe o
rosto, parte do colo e da cabeça, coberta por um lenço
vermelho atado por trás da nuca.
Apesar de bastante descorada e um tanto magra, era
Inocência de beleza deslumbrante.
Do seu rosto irradiava singela expressão de
encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar
sereno que, a custo, parecia coar por entre os cílios
sedosos a franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto
de projetarem sombras nas mimosas faces.
Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca
pequena, e o queixo admiravelmente torneado.
Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol,
descera um nada a camisinha de crivo que vestia,
deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que
ressaltava um ou outro sinal de nascença.''
TAUNAY, Visconde de. Inocência. São Paulo: DCL, 2013.
''Caía então luz de chapa sobre ela, iluminando-lhe o rosto, parte do colo e da cabeça, coberta por um lenço vermelho atado por trás da nuca.
Apesar de bastante descorada e um tanto magra, era Inocência de beleza deslumbrante.
Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno que, a custo, parecia coar por entre os cílios sedosos a franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces.
Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixo admiravelmente torneado.
Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol, descera um nada a camisinha de crivo que vestia, deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que ressaltava um ou outro sinal de nascença.''
TAUNAY, Visconde de. Inocência. São Paulo: DCL, 2013.
Gabarito comentado
Tema central: Esta questão avalia interpretação de texto literário, exigindo conhecimento sobre as características do Romantismo na literatura brasileira e a compreensão do enredo do romance “Inocência”, de Visconde de Taunay.
A estratégia principal é identificar elementos centrais da narrativa e dos temas do Romantismo, usando palavras-chave e analisando a coerência entre as alternativas e a obra.
Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A está incorreta porque não reflete o enredo real do romance. O pai de Inocência não aceita o romance entre a filha e o Dr. Cirino em função de benefícios materiais. Na verdade, ele permanece irredutível na promessa de casar Inocência com Manecão, um noivo escolhido sem considerar seus sentimentos ou interesses. Não há, no romance, adesão aos “ideais burgueses” por parte do pai; pelo contrário, vemos a manutenção do patriarcado rural e conservador. Conforme pontuam Cunha & Cintra, a fidelidade à ambientação regional e aos valores tradicionais é típica do período.
Análise das alternativas incorretas:
B) Correta. A idealização feminina, a “vassalagem amorosa” e a exaltação da pureza são típicas do Romantismo. O texto descreve Inocência com beleza, pudor, fragilidade e ingenuidade — o que corresponde à imagem da “dama ideal” ou inalcançável exaltada pelos autores românticos.
C) Correta. O uso de expressões como “aura de santidade”, “pureza” e descrições físicas recatadas reforçam o pudor e moralidade atribuídos à personagem, caracterizando o protagonismo feminino da época (concordando com a norma-padrão da idealização do papel social da mulher).
D) Correta. Inocência não decide seu destino e é prometida a um noivo grosseiro, em oposição ao modelo cavalheiresco e nobre dos protagonistas masculinos românticos. Essa falta de escolha ilustra a submissão feminina e o conflito com a noção do “herói civilizado”.
E) Correta. A desobediência de Inocência gera escândalo, sendo tratada como desonra, conforme as práticas patriarcais vigentes, aspecto bem apresentado no enredo e que reforça o contraste entre os valores da personagem e do contexto social.
Dica para a prova: Sempre relacione os detalhes do texto às características dos movimentos literários e ao enredo da obra. Atenção para alternativas que extrapolam o texto ou distorcem fatos históricos/literários (como em A).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






