Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.
Hugo Leonardo Ribeiro.Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.
Há elementos no texto que permitem inferir que a incorporação do rock à cultura musical do agreste nordestino, decorrente do baixo preço dos instrumentos musicais, confirma que esse gênero musical é uma linguagem universal dos jovens.
Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.
Há elementos no texto que permitem inferir que a incorporação do rock à cultura musical do agreste nordestino, decorrente do baixo preço dos instrumentos musicais, confirma que esse gênero musical é uma linguagem universal dos jovens.
Gabarito comentado
Gabarito: Errado
Tema central da questão: Interpretação de Texto – com foco em inferência e coerência textual.
A questão apresentada exige que o candidato seja capaz de inferir informações a partir do texto, sem extrapolar o que está de fato presente ou sugerido de maneira legítima pelo contexto.
Análise e Justificativa:
O texto relata que, com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, o rock foi incorporado à cultura do agreste sergipano, resultando numa mescla com elementos regionais.
Entretanto, não há no texto elementos que permitam inferir que o rock seja uma "linguagem universal dos jovens". Tal conclusão representa uma generalização indevida – um tipo de pegadinha comum em provas, quando se toma um caso localizado (o agreste nordestino) e se transforma isso numa afirmação sobre todos os jovens do mundo.
De acordo com a coerência textual (Celso Cunha & Lindley Cintra, Evanildo Bechara), uma resposta correta deve se basear exclusivamente nas informações e relações do texto, sem ampliar seu sentido de modo arbitrário. O fato de o rock ter sido adaptado à cultura local, com influências e instrumentos típicos, reforça até mesmo uma adaptação regional – e não sua universalidade.
Além disso, a habilidade de inferir não pode ser confundida com suposições sem base textual. Inferir exige fundamento em pistas reais dos enunciados, nunca em achismos.
Em resumo: a opção "Errado" é correta porque o enunciado da assertiva extrapola o que é apresentado no texto, desrespeitando o limite da coerência textual e sugerindo uma ideia ("linguagem universal dos jovens") que não se confirma pelo trecho.
Dica para novas questões: Ao interpretar textos, fique atento a generalizações e afirmações universais presentes nas alternativas. Sempre confronte-as com o que está realmente no texto para evitar erros!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






