Considere V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças abaixo.
( ) A moral pode ser entendida como um conjunto de regras que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade.
( ) Ética é a parte da filosofia que se ocupa da discussão sobre os fundamentos da moral.
( ) A moral tem um caráter histórico na medida em que quando nascemos já nos deparamos com um conjunto de valores
que nos são externos e que precisamos internalizar para bem viver em sociedade.
( ) Os valores morais, assim como as leis, são inquestionáveis e devem ser observados por todos os cidadãos de um
determinado grupo social.
( ) Atos amorais e atos imorais são a mesma coisa, pois representam a ação daquelas pessoas que, mesmo conhecendo os
valores morais, decidem, livre e voluntariamente, contrariá-los.
Marque a alternativa correta.
Gabarito comentado
Alternativa correta: C
Tema central: diferenças entre moral e ética, tipos de atos morais e caráter histórico-social dos valores. Conhecimento útil em provas de fundamentos de ética e filosofia moral (ver Stanford Encyclopedia of Philosophy; manuais introdutórios de ética).
Resumo teórico rápido: Moral = conjunto de normas, costumes e valores partilhados por um grupo; tem dimensão prática e normativa. Ética = ramo da filosofia que teoriza sobre a moral, investigando fundamentos, justificativas e critérios para as normas morais. Valores morais têm histórico-cultural: aprendemos e internalizamos normas sociais. Diferencia-se ato imoral (viola um código moral, com consciência) de ato amoral (indiferença ou ausência de senso moral — p.ex., ação sem referência moral).
Justificação das sentenças (por que a sequência V, V, V, F, F é correta):
1) “A moral pode ser entendida como um conjunto de regras que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade.” — V. Definição padrão: moral = normas e práticas sociais que regulam condutas.
2) “Ética é a parte da filosofia que se ocupa da discussão sobre os fundamentos da moral.” — V. Ética reflete criticamente sobre por que certas ações são corretas/erradas, justificando normas morais.
3) “A moral tem um caráter histórico na medida em que quando nascemos já nos deparamos com um conjunto de valores que nos são externos e que precisamos internalizar para bem viver em sociedade.” — V. Valores morais variam com tempo e cultura; o processo de socialização apresenta valores exteriores que internalizamos.
4) “Os valores morais, assim como as leis, são inquestionáveis e devem ser observados por todos os cidadãos de um determinado grupo social.” — F. Valores e leis podem e devem ser criticados; a ética é justamente o espaço da crítica normativa. Leis e normas morais não são automaticamente infalíveis nem isentas de questionamento.
5) “Atos amorais e atos imorais são a mesma coisa...” — F. Amoralidade indica ausência de referência moral (indiferença ou incapacidade de avaliar moralmente); imoralidade indica violação consciente de normas morais.
Por que as outras alternativas estão erradas (resumo): todas trazem ao menos uma afirmação incongruente com os conceitos acima (por exemplo, afirmar que ética não é parte da filosofia; ou confundir amoral com imoral; ou considerar valores inquestionáveis).
Fontes e leituras sugeridas: Stanford Encyclopedia of Philosophy (entries “Ethics”, “Moral Psychology”), manuais introdutórios de ética (ex.: H. P. T, textos de introdução à filosofia moral).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






