Questão 9d7ab13e-e8
Prova:FAME 2014
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia esta passagem do romance Dom Casmurro de Machado de Assis.

— Mas, Sr. José Dias, tenho visto os pequenos brincando, e nunca vi nada que faça desconfiar. Basta a idade; Bentinho mal tem quinze anos. Capitu fez quatorze à semana passada; são dois criançolas. Não se esqueça que foram criados juntos, desde aquela grande enchente, há dez anos, em que a família Pádua perdeu tanta coisa; daí vieram as nossas relações. Pois eu hei de crer? ... Mano Cosme, você que acha?
Tio Cosme respondeu com um "Ora!" que, traduzido em vulgar, queria dizer: "São imaginações do José Dias; os pequenos divertem-se, eu divirto-me; onde está o gamão?"
— Sim, creio que o senhor está enganado.
— Pode ser, minha senhora. Oxalá tenham razão; mas creia que não falei senão depois de muito examinar...
(...)
Minha mãe assoou-se sem responder. Prima Justina creio que se levantou e foi ter com ela. Seguiu-se um alto silêncio, durante o qual estive a pique de entrar na sala, mas outra força maior, outra emoção... Não pude ouvir as palavras que tio Cosme entrou a dizer. Prima Justina exortava: "Prima Glória! Prima Glória!" José Dias desculpava-se: "Se soubesse, não teria falado, mas falei pela veneração, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, um dever amaríssimo...”

                                                                                                                        (ASSIS, 1974, p.19-20).

Assinale a alternativa CORRETA a repeito dessa passagem.

A
A presença de discurso direto e indireto denota o profundo conhecimento que o narrador tem das personagens.
B
O narrador em 3ª pessoa distancia-se dos fatos, pois é imparcial e desconhece as personagens.
C
A atenção do narrador é dada à desconfiança de José Dias, que é aprovada pelos demais ouvintes.
D
Os tempos verbais denotam que os diálogos aconteceram ao mesmo tempo em que o narrador relata os fatos.

Gabarito comentado

B
Bruno MendesMonitor do Qconcursos

Gabarito Comentado – Interpretação de Texto (Dom Casmurro)

Tema central da questão: A abordagem explora formas de discurso (direto e indireto) e a relação do narrador com as personagens em um romance machadiano. É uma questão de interpretação textual e análise da voz narrativa.

Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A destaca o uso do discurso direto e indireto evidenciando o conhecimento profundo do narrador sobre as personagens. Observe: o narrador apresenta falas exatas ("Sim, creio que o senhor está enganado", "Se soubesse, não teria falado..."), reproduzindo vozes originalmente, e ao mesmo tempo interpreta ações, intenções e até traduz sentimentos, como no exemplo: “Tio Cosme respondeu com um ‘Ora!’ que, traduzido em vulgar, queria dizer: ‘São imaginações do José Dias…’”.

Pela norma-padrão, conforme Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o discurso direto evidencia falas das personagens; já o indireto expressa a fala sob o ponto de vista do narrador. O domínio desses recursos é típico de um narrador conhecedor da intimidade e da psicologia dos personagens, como ocorre em Dom Casmurro.

Análise das alternativas incorretas:

B) Incorreta pois, embora o narrador seja em primeira pessoa (Bentinho), há total envolvimento e conhecimento das personagens, contrariando a afirmação de distanciamento e desconhecimento.

C) Errada, pois a desconfiança de José Dias não é aprovada pelos demais. O texto mostra reações de negação e desconforto (“Sim, creio que o senhor está enganado”, "Minha mãe assoou-se sem responder"), ou seja, predominam o ceticismo e o constrangimento, não o apoio.

D) Também errada, pois os tempos verbais utilizados (pretérito perfeito: “respondeu”, “desculpava-se”) mostram que o narrador relata fatos ocorridos anteriormente, não simultâneos à narração.

Dica de prova: Sempre atente ao perfil do narrador e ao tipo de discurso utilizado. Perguntas sobre quem sabe o quê, ou sobre o que é realmente dito por cada personagem, são frequentes em questões de interpretação literária!

Referências: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo