No governo Vargas, foi criado o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a
Amazônia − S.E.M.T.A., uma medida direcionada para a participação do Brasil na Segunda
Guerra Mundial (1939-1945).
Com base no cartaz, as ações programadas por esse serviço tiveram como principal objetivo:
No governo Vargas, foi criado o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia − S.E.M.T.A., uma medida direcionada para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com base no cartaz, as ações programadas por esse serviço tiveram como principal objetivo:
Gabarito comentado
Sobre o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (S.E.M.T.A.), criado em 1943, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – A ação do S.E.M.T.A. não foi uma medida militar, nem tinha como objetivo redefinir fronteiras.
B) Incorreta - Embora o cartaz mencione benefícios para os trabalhadores, o principal objetivo do S.E.M.T.A. não era a proteção dos trabalhadores rurais, mas sim mobilizar mão-de-obra para a extração de borracha na Amazônia. A depressão econômica (crise de 29) foi um fator anterior à Segunda Guerra Mundial.
C) Correta - O objetivo principal do S.E.M.T.A. era, de fato, estimular a migração de trabalhadores, principalmente nordestinos, para a Amazônia para explorar recursos naturais estratégicos, como a borracha. Isso é claramente evidenciado pelo conteúdo do cartaz que incentiva a ida à Amazônia com várias promessas de suporte e benefícios.
D) Incorreta – A política de defesa ambiental e a demarcação de reservas florestais não eram questões tão importantes na época. O foco do S.E.M.T.A. estava na mobilização de trabalhadores para a extração de borracha, um recurso necessário para os esforços de guerra.
Gabarito – Letra C
Referência:
de Moraes, Ana Carolina Albuquerque. Rumo à Amazônia, terra da fartura: Jean-Pierre Chabloz e os cartazes concebidos para o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia. Diss. [sn], 2012.