Questão 9bcc2f48-dd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Tal vanguarda rompeu radicalmente com a ideia de arte
como imitação da natureza, prevalecente na pintura europeia
desde a Renascença. Seus principais adeptos abandonaram
as noções tradicionais de perspectiva, tentando representar
solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter
pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional.
Múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente;
as formas visíveis eram analisadas e transformadas
em planos geométricos, que eram recompostos segundo vários
pontos de vista simultâneos. Tal vanguarda era e dizia
ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não
óptico.(Ian Chilvers (org). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)
Uma pintura representativa da vanguarda à qual o texto se
refere está reproduzida em:
Tal vanguarda rompeu radicalmente com a ideia de arte
como imitação da natureza, prevalecente na pintura europeia
desde a Renascença. Seus principais adeptos abandonaram
as noções tradicionais de perspectiva, tentando representar
solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter
pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional.
Múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente;
as formas visíveis eram analisadas e transformadas
em planos geométricos, que eram recompostos segundo vários
pontos de vista simultâneos. Tal vanguarda era e dizia
ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não
óptico.
(Ian Chilvers (org). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)
Uma pintura representativa da vanguarda à qual o texto se refere está reproduzida em:
A
B
C
D
E