Questão 9b5fbf40-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“Sem programa estético definido, a Semana de Arte Moderna de 1922 desempenha na história da arte brasileira
muito mais uma etapa destrutiva de rejeição ao conservadorismo vigente na produção literária, musical e visual do
que um acontecimento construtivo de propostas e criação de novas linguagens.”
(In: Semana de Arte Moderna. Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia. Acesso: 19 ago. 2013).
O trecho em que uma rejeição ao conservadorismo literário se manifesta é:
“Sem programa estético definido, a Semana de Arte Moderna de 1922 desempenha na história da arte brasileira
muito mais uma etapa destrutiva de rejeição ao conservadorismo vigente na produção literária, musical e visual do
que um acontecimento construtivo de propostas e criação de novas linguagens.”
(In: Semana de Arte Moderna. Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia. Acesso: 19 ago. 2013).
O trecho em que uma rejeição ao conservadorismo literário se manifesta é:
A
“A ventania misteriosa
passou na árvore cor-de-rosa,
e sacudiu-a como um véu,
um largo véu, na sua mão.”
(Cecília Meireles, “Epigrama 11”).
B
"Cairei de joelhos soluçando.
Teu amor distante ficará.
Mortas as flores, sombras doentes.
Teu amor perdido ficará.”
(Augusto Frederico Schmidt, “Cairei de joelhos”).
C
“Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo
[e manifestações de apreço ao Sr. diretor.”
(Manuel Bandeira, “Poética”).
D
“Uma lua no céu apareceu
cheia e branca; foi quando, emocionada
A mulher a meu lado estremeceu
E se entregou sem que eu dissesse nada.”
(Vinicius de Moraes, “Soneto de despedida”)