Questão 976c6696-e6
Prova:Esamc 2016
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

    Pode-se dizer que as lutas políticas iniciadas nas Regências só se esgotam em 1845, com o final da Guerra dos Farrapos, e, sobretudo em 1849, quando é sufocada a Praieira, em Pernambuco, rebelião que, apesar de ter começado durante o Segundo Reinado, fechou o ciclo de revoltas do período anterior.

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. SP: Companhia das Letras, 2008, p. 118.)


Tomando por base o contexto no qual ocorreu a Revolução Praieira (1848-1849), em Pernambuco, durante o Segundo Reinado, assinale a alternativa na qual aparecem elementos que nos permitem classificá-la como “a última rebelião do Período Regencial”.

A
Por ser separatista e republicana, como todas as rebeliões regenciais, além de ter sido a última revolta do século XIX no Brasil, a Revolução Praieira, ao ser reprimida, marca o início da era de pacificação política do país.
B
Ao exigir o fim do Poder Moderador e defender a preservação da unidade territorial, a exemplo da maior parte das rebeliões regenciais, a Praieira aproxima-se dos ideias dos movimentos anteriores.
C
O movimento praieiro, a exemplo das rebeliões regenciais, opôs liberais e conservadores e não contou com a participação de camadas menos privilegiadas da sociedade.
D
Por ser caracterizada como uma revolta social, a exemplo da maior parte da rebeliões regenciais, e por ter tido sucesso em suas principais reivindicações, a Praieira garantiu a estabilidade política do país após seu fim.
E
A Praieira, como grande parte das rebeliões regenciais, era republicana, além de, com sua repressão, o Brasil passar a viver um período de relativa estabilidade política, com a pacificação das relações entre liberais e conservadores.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo