Questão 93f4ab2a-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Química
Assunto:Chuva Ácida e Efeito Estufa, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?

Imagem 031.jpg

A
HNO3 e HNO2.
B
H2SO4 e H2SO3.
C
H2SO3 e HNO2.
D
H2SO4 e HNO3.
E
H2CO3 e H2SO3.

Gabarito comentado

Thaís GuimarãesMestra em Química (UERJ) e Doutoranda em Química (UERJ)
Os ácidos são classificados de acordo com a quantidade de íons H+ ionizáveis em solução aquosa. De acordo com a Regra de Linus Pauling, para identificar a força dos oxiácidos, ou seja, ácidos com oxigênio na molécula, basta subtrair o número de oxigênios do número de hidrogênios. Se a subtração for igual a zero, o ácido é fraco, se for igual a 1 é  um ácido moderado, se for igual a 2 é um ácido forte e por fim, se for igual a 3 é um ácido muito forte. A partir dos ácidos citados no texto, tem-se que:
HNO2: 2 -1 = 1 .: ácido moderado
H2SO4: 4 – 2 = 2 .: ácido forte
H2SO3: 3 – 2 = 1 .: ácido moderado
HNO3: 3 – 1 = 2 .: ácido forte
H2CO3: 3 – 2 = 1 .: Apesar da subtração ser igual a 1, este ácido é considerado como fraco pois ele é instável e se decompõe em CO2 e H2O.
Diante disso, os ácidos sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNO3) são considerados como ácidos fortes, isto é, ao sofrerem ionização, liberam grande quantidade de íons H+, conferindo maior acidez nas águas das chuvas, opção D. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo