Questõessobre Chuva Ácida e Efeito Estufa

1
1
Foram encontradas 76 questões
268f3ae5-7a
ENEM 2022 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O solvente tetracloroeteno ou percloroetileno é largamente utilizado na indústria de lavagem a seco e em diversas outras indústrias, tais como a de fabricação de gases refrigerantes. Os vapores desse solvente, quando expostos à elevada temperatura na presença de oxigênio e água, sofrem degradação produzindo gases poluentes, conforme representado pela equação: 


C2Cl4 (g)+O2 (g)+H2O(g) → 2HCl(g)+Cl2 (g)+CO(g)+CO2 (g)


BORGES, L. D.; MACHADO, P. F. L. Lavagem a seco. Química Nova na Escola,

n. 1, fev. 2013 (adaptado).


Os produtos dessa degradação, quando lançados no meio ambiente, contribuem para a 

A
elevação do pH do solo.
B
formação de chuva ácida.
C
eutrofização de mananciais.
D
elevação dos níveis de ozônio na atmosfera.
E
formação de óxidos de enxofre na atmosfera.
840cabe0-05
CESMAC 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O monóxido de nitrogênio (NO) é um dos subprodutos da queima de combustíveis fósseis. Quando liberado na atmosfera, pode reagir com a água presente nas nuvens produzindo o ácido nítrico e, consequentemente, chuva ácida. Na reação de síntese de NO descrita abaixo, supondo que o sistema esteja em equilíbrio, e as pressões dos gases sejam iguais a: PN2 = 0,1 atm, PO2 = 0,2 atm e PNO = 1,0 atm. Qual é o valor da constante de equilíbrio (Kp)?

N2(g) + O2(g) 2 NO(g)

A
1,3
B
0,02
C
20
D
10
E
50
4bd8edd5-8f
UNICAMP 2021 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

Um estudo científico desenvolveu um novo concreto ecológico capaz de alcançar uma emissão de CO2 a um nível abaixo de zero. Esse material é composto de uma mistura especial à base de um silicato duplo de cálcio, em vez de cimento. Além de sua produção apresentar baixa emissão de CO2, o endurecimento do concreto ocorre pela absorção de CO2. Esse processo de endurecimento, apesar de lento quando realizado na atmosfera, pode ser acelerado ao se capturar o gás numa usina térmica de energia, por exemplo. Também observou-se que a absorção de NOx e SOx pode diminuir a absorção de CO2.

(Adaptado de I. Yoshioka e outros. Energy Procedia 37, 2013, 6018-6025.)


De acordo com o estudo, comparando-se o balanço final de CO2 entre o concreto comum e o novo concreto ecológico, após o processo de cura haveria uma diferença no CO2 de cerca de

A
452 kg por metro cúbico de concreto. Testes com NOx e SOx foram realizados, pois esses gases podem compor o gás utilizado na produção do cimento.
B
452 kg por metro cúbico de concreto. Testes com NOx e SOx foram realizados, pois esses gases podem compor o gás utilizado no processo de endurecimento.
C
257 kg por metro cúbico de concreto. Testes com NOx e SOx foram realizados, pois esses gases podem compor o gás utilizado no processo de endurecimento.
D
257 kg por metro cúbico de concreto. Testes com NOx e SOx foram realizados, pois esses gases podem compor o gás utilizado na produção do cimento.
2758db6a-03
UECE 2018 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

O nitrogênio é o maior constituinte da atmosfera e tem papel relevante para a vida na Terra, sendo usado para a produção de fertilizantes, para a conservação de amostras biológicas e até para acelerar a produção de sorvetes. Assinale a opção que corresponde à ação do nitrogênio no ar.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO


A
Mantém a densidade do ar constante.
B
Evita que o hidrogênio do ar entre em combustão.
C
Alivia os efeitos do aquecimento global.
D
Reduz a ação poluidora do ozônio.
f3a86f24-fe
UNICENTRO 2019 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.



A chuva ácida é a precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, resultantes de reações químicas que ocorrem na atmosfera. Todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição conforme mostra a figura apresentada. (A CHUVA, 2019).

A chuva ácida é a denominação de um fenômeno típico que ocorre devido, principalmente, 

A
à formação de nuvens.
B
ao efeito estufa.
C
à diminuição da camada de ozônio.
D
aos óxidos de enxofre na atmosfera.
E
à radiação infravermelha.
b3d7d1a0-b6
UFVJM-MG 2016 - Química - Substâncias e suas propriedades, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O NOx é o principal causador da chuva ácida. A seguir temos três reações que produzem NOx:


I - N2+ O2 → 2NO

II - 2NO + O2 2NO2

III - 2NO2+ O2  →  2NO3


ASSINALE a alternativa que contém a informação correta sobre o número de oxidação do Nitrogênio em cada reação.

A
O número de oxidação do Nitrogênio na reação III é nulo.
B
O número de oxidação do Nitrogênio na reação II variou de +2 para +4.
C
O número de oxidação do Nitrogênio na reação I permaneceu constante.
D
O número de oxidação do Nitrogênio entre as reaçõesII e III variou de 0 para +6
6b825472-fc
ENCCEJA 2018 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

Os combustíveis fósseis são usados em veículos automotores. Esses combustíveis possuem uma pequena quantidade de enxofre, um elemento químico que, na presença de oxigênio e vapor-d’água, dá origem a uma substância corrosiva. Em ambientes poluídos, essa substância deteriora monumentos artísticos e históricos.

Esse fenômeno está relacionado ao(à)

A
formação da chuva ácida.
B
crescimento do efeito estufa.
C
destruição da camada de ozônio.
D
decomposição química do ar atmosférico.
8fc02278-b0
UDESC 2016 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

A preocupação com as questões ambientais tem aumentado significativamente nas últimas décadas. A degradação da camada de ozônio, por exemplo, foi foco de discussões atuais, uma vez que tal camada tem importante função de proteger o planeta Terra, absorvendo grande parte da radiação UV (ultravioleta) dos raios solares.

Sobre a informação, assinale a alternativa incorreta.

A
O ozônio (O3) é um alótropo do gás oxigênio (O2).
B
A camada de ozônio pode sofrer decomposição em função dos óxidos de nitrogênio emitidos por automóveis.
C
Os átomos de cloro, provenientes dos CFCs (clorofluorcabonos), atuam como catalisadores na reação em que o O3 (g) é convertido em O2 (g).
D
A molécula de ozônio possui apenas ligações covalentes simples.
E
O ozônio (O3) é um gás e pode ser classificado como uma substância simples.
1722a382-b3
IF-MT 2017 - Química - Química Orgânica, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais cabeças de gado bovino que cabeças de gente. É importante levar em consideração que uma vaca emite 1000 vezes mais metano que uma pessoa. Ele é o gás mais perigoso do efeito estufa (GEE) e causa 20 vezes mais impacto que o dióxido de carbono. Um quinto de todo GEE mundial é gerado pela produção pecuária, da qual o Brasil é líder. No país, o maior produtor é o estado de Mato Grosso.
(Fonte: https://arvoresertecnologico.tumblr.com/)
Sobre o metano são feitas afirmações. Assinale a CORRETA.

A
Possui fórmula molecular CH4 e é uma molécula polar
B
Sua combustão ou queima completa produz outro gás de efeito estufa, o dióxido de carbono.
C
É o gás usado nos botijões de cozinha, conhecido como G. L. P.
D
É o gás absorvido pelas plantas para a realização da fotossíntese.
E
Não é o mesmo gás produzido pela decomposição do lixo orgânico.
b6958d7e-b8
UECE 2013 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

Em julho de 2005, foram encontrados os primeiros indícios da existência de petróleo na camada pré-sal próximo a Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Não existem lagoas de petróleo no subsolo; contudo, existem rochas sedimentares impregnadas pelo combustível. Na escala de tempo geológico, as rochas em que o petróleo do pré-sal está impregnado formaram-se antes da camada de sal que o recobre. Por isso, a denominação pré-sal. Espera-se que o petróleo bruto encontrado nessa camada tenha baixo teor de enxofre, para que, no processo de combustão da gasolina, ocorra, na atmosfera, pouca emissão de dióxido de enxofre, um dos responsáveis pela chuva ácida. Assinale a opção que corresponde corretamente às equações químicas da chuva ácida.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA: 

ELEMENTO QUÍMICO                     NÚMERO ATÔMICO                       MASSA ATÔMICA 

                H                                                       1                                                     1,0

                C                                                       6                                                   12,0

                O                                                       8                                                   16,0

                F                                                       9                                                    19,0

               Na                                                    11                                                    23,0

              Mg                                                    12                                                    24,3

               Al                                                     13                                                    27,0

               Si                                                     14                                                   28,1

                S                                                     16                                                   32,0

               Cl                                                     17                                                   35,5

               Ti                                                      22                                                  47,9

              Cr                                                      24                                                  52,0

              Fe                                                     26                                                  56,0

              Ni                                                      28                                                  58,7

             Cd                                                      48                                                 112,4

             Ra                                                      88                                                   226

              U                                                       92                                                   238 
A

2SO2(g) + O2(g) → 2SO3(g)

SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(aq)

B

2SO3(g) + 2SO2(g) → O2(g)

SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq)

C

2SO2(g) + O2(g) → 2SO3(g)

2SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(aq)

D

2SO2(g) + O2(g) → 2SO3(g)

SO3(g) + 2H2O(l) → H2SO3(aq) + O2(g)

7f6927ce-b4
UEFS 2011 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

A chuva ácida não é mais um problema pontual das áreas urbanas, os seus impactos se estendem até as áreas virgens das montanhas Adirondack e Apalaches. Também se tornou um grande problema na Escandinávia, no norte da Europa, e na Serra do Mar, no Brasil. Embora a construção de chaminés altas nas usinas que utilizam carvão mineral, como as termoelétricas, tenha reduzido a poluição atmosférica local, o problema foi agravado porque os óxidos de nitrogênio e de enxofre, NO2(g) e SO2(g), provenientes da queima de combustíveis fósseis, perduram por mais tempo nas camadas de nuvens e formam maior quantidade de ácidos.
Considerando-se a problemática causada pelo fenômeno da chuva ácida, é correto afirmar:

A
A chuva ácida causa menor impacto a lagos e a riachos de águas alcalinas e a solos ácidos.
B
Os peixes e os micro-organismos de lagos e de rios não são afetados pelo aumento de pH causado pela chuva ácida.
C
A remoção de compostos de enxofre dos combustíveis e de suas emissões diminui os impactos causados pela chuva ácida.
D
O dióxido de nitrogênio, NO2(g), mantém inalterado o pH do vapor de água das nuvens, o que provoca maior impacto da chuva ácida sobre as florestas e as montanhas de todo o Planeta.
E

O dióxido de enxofre, ao interagir com vapor de água das nuvens, é transformado no íon , base conjugada do ácido H2SO3(aq), responsável pelos efeitos danosos da chuva ácida.

a1b84172-e8
UEFS 2011 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

A chuva ácida não é mais um problema pontual das áreas urbanas, os seus impactos se estendem até as áreas virgens das montanhas Adirondack e Apalaches. Também se tornou um grande problema na Escandinávia, no norte da Europa, e na Serra do Mar, no Brasil. Embora a construção de chaminés altas nas usinas que utilizam carvão mineral, como as termoelétricas, tenha reduzido a poluição atmosférica local, o problema foi agravado porque os óxidos de nitrogênio e de enxofre, NO2(g) e SO2(g), provenientes da queima de combustíveis fósseis, perduram por mais tempo nas camadas de nuvens e formam maior quantidade de ácidos.


Considerando-se a problemática causada pelo fenômeno da chuva ácida, é correto afirmar:

A
A chuva ácida causa menor impacto a lagos e a riachos de águas alcalinas e a solos ácidos.
B
Os peixes e os micro-organismos de lagos e de rios não são afetados pelo aumento de pH causado pela chuva ácida.
C
A remoção de compostos de enxofre dos combustíveis e de suas emissões diminui os impactos causados pela chuva ácida.
D
O dióxido de nitrogênio, NO2(g), mantém inalterado o pH do vapor de água das nuvens, o que provoca maior impacto da chuva ácida sobre as florestas e as montanhas de todo o Planeta.
E
O dióxido de enxofre, ao interagir com vapor de água das nuvens, é transformado no íon SO4 2- (aq) , base conjugada do ácido H2SO3(aq), responsável pelos efeitos danosos da chuva ácida.
2a2be205-e6
Unimontes - MG 2019 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

charge retrata os dados apresentados pelo relatório “Estado do Clima 2018” sobre os efeitos da emissão de gases estufa na atmosfera. Em relação a esse assunto, algumas afirmativas são apresentadas:

I - Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte da radiação que seria refletida para o espaço em condições normais, e essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

II - Entre os principais gases do efeito estufa estão o dióxido de carbono, o metano e os óxidos de enxofre.

III - A Terra é capaz de receber radiação emitida pelo Sol e devolver grande parte dela para o espaço através de radiação de calor, mantendo condições normais de temperatura.

IV - As florestas contribuem para absorver dióxido de carbono e diminuem o impacto causado no efeito estufa.

V - O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude, e espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats.

Estão CORRETAS as afirmativas:


A
I, apenas.
B
I e V, apenas.
C
I, II, IV e V, apenas.
D
I,II, III, IV e V.
2a4c89ec-de
Esamc 2014 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

Os metais são importantes matérias-primas para a manufatura de muitos dos objetos que utilizamos no nosso cotidiano. O cobre, por exemplo, é empregado na fabricação de fios condutores, utensílios domésticos, moedas e inúmeras ligas metálicas. Entretanto, a obtenção deste metal não é tarefa simples: envolve a utilização de processos químicos, para a transformação de minérios retirados do subsolo, o que não ocorre sem deixar marcas no meio ambiente. Além dos danos oriundos da mineração do solo, é comum que no processo de transformação do minério em metal sejam gerados subprodutos causadores de algum problema ambienbiental.


Considere a reação abaixo, que mostra como se dá a produção do cobre a partir da calcosita, minério rico em sulfeto de cobre (Cu2S):

Cu2S + O2 2 Cu + SO2

O processo químico pelo qual o metal é obtido, e um problema ambiental que pode estar associado à sua obtenção são, respectivamente:

A
redução e chuva ácida.
B
oxidação e aquecimento global.
C
redução e destruição da camada de ozônio.
D
oxidação e smog fotoquímico.
E
neutralização e danos à saúde da população.
2a3947bd-e0
FAG 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Quando o pH da água da chuva fica abaixo de 5,0 ocorre o fenômeno denominado chuva ácida. Assinale a alternativa na qual a concentração de HNO2 (massa molar = 63 g.mol­-1), isoladamente, seria suficiente para que se considerasse a chuva como ácida.

A
7.10-2 mg.L-1.
B
10-3 mM.
C
7.10-3 g.L-1.
D
7.10-6 % (m/m).
E
2.10-7 M.
7b16aaa4-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

O NO2 é um poluente atmosférico que, além de auxiliar na formação de O3 troposférico, ainda pode gerar ácido nítrico na presença de água, causando chuvas ácidas.

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
COM MASSAS ATÔMICAS REFERIDAS AO ISÓTOPO 12 DO CARBONO
*OS VALORES DAS MASSAS ATÔMICAS DOS ELEMENTOS FORAM ARREDONDADAS PARA FACILITAR OS CÁLCULOS. ESTA TABELA PERIÓDICA É EXCLUSIVA PARA ESTE PROCESSO SELETIVO E NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA OUTRAS FINALIDADES.

Hoje a preocupação sobre poluição atmosférica está voltada ao poluente ozônio troposférico (O3), relacionado ao câncer, à pneumonia e à asma. Paulo Saldiva, do laboratório de poluição atmosférica da USP, afirma que os veículos melhoraram a queima e diminuíram a emissão de CO, entretanto o O3 ainda não está regulamentado. Para Saldiva, o comprador deve checar a emissão de hidrocarbonetos e óxidos nitrosos – que reagem e produzem O3 – se quiser um carro menos inimigo da natureza (Revista Galileu, Ed. Globo, agosto de 2012).

Dadas abaixo algumas reações químicas envolvidas na formação do O3 troposférico e com base no texto acima, assinale o que for correto.

NO2(g)  NO(g) + O(g)  etapa 1
O(g) + O2(g)  O3(g)  etapa 2
C
Certo
E
Errado
37991b73-e6
UFMT 2008 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Representação das transformações químicas

A queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) gera anualmente mais de 5,7 Gt (Gigatonelada = 1 bilhão de toneladas) de carbono na atmosfera, às quais devem ser acrescidas mais 2 Gt, provenientes da queima e derrubada de florestas. Descontado o carbono captado pelos oceanos e pela biota, tem-se um aumento líquido de 3 Gt por ano na atmosfera. A partir dessas informações, é correto afirmar:

A
O acréscimo de carbono na atmosfera deve-se apenas à produção dos óxidos CO e CO2.
B
O aumento da produção de CO2 não afeta o efeito estufa, pois, na combustão de combustíveis fósseis e de florestas, é consumida a mesma quantidade de O2.
C
Considerando a combustão completa das fontes de carbono provenientes da queima e derrubada de florestas, tem-se ao ano, aproximadamente, a produção de mais de 7 × 106 toneladas de CO2.
D
A crescente queima e derrubada de florestas contribui para o fenômeno denominado “sequestro de carbono”.
E
O aumento de carbono na atmosfera não afeta o fenômeno do buraco da camada de ozônio.
deaab32a-e1
UCPEL 2007 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Especialistas da Universidade de Atenas, observando as famosas obras-primas da Acrópole ateniense, feitas em mármore, há milhares de anos, têm constatado ser a deterioração das últimas décadas superior à acumulada em dezenas de séculos. A poluição atmosférica comprovou-se ser, inequivocamente, a causa dessa corrosão. Mas, este não é um fato isolado, observações idênticas têm sido feitas por todo o planeta. Indique a afirmação correta

A
O mármore é fundamentalmente NaNO3, que, embora pouco solúvel em água, acaba danificado pelas intensas chuvas ocorridas ao longo de milênios, acelerando-se progressivamente o desgaste em virtude de característicos processos de erosão hídrica.
B
Os ventos marinhos, carregando aerossol de cloreto de sódio, depositam-se sobre os monumentos, facilitando a solubilização do CaCO3 , constituinte do mármore.
C
A chuva ácida, que é produto da poluição do ar por monóxido de carbono, ataca o carbonato de cálcio.
D
O ozônio, um poluente secundário, pertencente ao grupo dos oxidantes fotoquímicos e formado pela reação entre óxidos e oxigênio do ar, atua nos monumentos históricos da mesma forma que nos animais, nos quais produz envelhecimento precoce.
E
A ação corrosiva é exercida pelo ácido sulfúrico formado pela interação entre o SO2 (oriundo do uso de combustíveis fósseis, ricos em derivados de enxofre), o oxigênio do ar e a umidade.
5cbe3477-d9
UFVJM-MG 2019 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano

O efeito estufa é um fenômeno atmosférico de ordem natural capaz de garantir que a Terra seja habitável. Esse efeito é responsável por manter a temperatura média do planeta, de forma que o calor não seja totalmente irradiado de volta ao espaço, mantendo, portanto, a Terra aquecida e evitando que a temperatura não baixe drasticamente. Segundo diversos estudiosos, a emissão excessiva de gases à atmosfera tem causado mudanças na dinâmica climática do planeta, provocando o aumento das temperaturas da Terra.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm Acesso em 14/05/2019 às 23:45

Em função da concentração, o principal gás responsável pela intensificação do efeito estufa é:

A
Metano (CH4).
B
Dióxido de Enxofre (SO2).
C
Dióxido de Carbono (CO2)
D
Cloro Flúor Carboneto (CFC).
bc5e14df-d9
UEM 2011 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

O lixo industrial, formado por resíduos de atividades industriais, é responsável por vários impactos ambientais, principalmente em recursos hídricos. Dentre os produtos considerados como lixo industrial, destaca-se o dióxido de enxofre, que é um dos principais responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.

Sobre os diferentes tipos de lixos, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado