Questão 93ca9adc-db
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo
em 1981.
O processo de abertura política iniciou-se no governo do general Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela
que esse processo
Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981.
O processo de abertura política iniciou-se no governo do general Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela
que esse processo
A
apoiava a liberdade de expressão e de imprensa.
B
associava medidas democráticas a outras autoritárias.
C
articulava os sindicatos como base de apoio ao governo.
D
unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias.
E
relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O período do Regime Militar é muitas vezes apresentado nos manuais de História do Brasil da escola básica como uma etapa histórica de certa forma “linear". Ou seja: havia o regime com diretrizes claras e baseadas em um consenso total entre os membros da cúpula militar e, a maioria da população apoiava o governo. O desgaste do regime e o crescimento da oposição democrática levou à abertura e à volta de um governo civil.
Há, no entanto, que levar em consideração, para que seja possível uma análise mais acurada do período, as nuances dentro da estrutura que parecia monolítica. O processo de abertura que foi iniciado no Governo Geisel, por exemplo, apresentou marchas e contramarchas que refletiam os embates entre propostas e ideais diferentes dentro das próprias Forças Armadas o que, aliás, marcou todo o período de 1964 a 1985.
O conhecimento destas nuances , políticas e sociais primordialmente, é fundamental para a exata compreensão do texto imagético e para que seja assinalada a resposta correta. Publicações mais recentes sobre História do Brasil como “ Brasil: uma biografia" de Lilia Schwarcz e Heloísa Starling dão subsídios importantes .
Entre as alternativas está presente aquela que interpreta adequadamente o texto imagético.
A) INCORRETA- A liberdade de expressão e de imprensa só foi oficialmente restabelecida com a constituição de 1988 mas a censura foi bem amenizada nos Governos Geisel e Figueiredo.
B) CORRETA- As marchas e contramarchas do processo de abertura estavam expressas nas medidas que ora eram democráticas ora autoritárias.
C) INCORRETA - O texto imagético não se refere à ação de sindicatos.
D) INCORRETA- A união de correntes partidárias e ideológicas diversas deu-se através da ação do MDB – partido oficial de oposição que, de oposição consentida passa a ser oposição real. Não é a resultante da abertura do regime.
E) INCORRETA - A proposta enunciada é típica do regime militar em ascensão e não do período da abertura.
Gabarito do Professor: Letra B.