Questão 926eac89-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Hoje, a melhor ciência informa que as etnias são variações
cosméticas do núcleo genético humano, incapazes sozinhas de
determinar a superioridade de um indivíduo ou grupo sobre outros. Segundo o médico Sérgio Pena, não somos todos iguais,
somos igualmente diferentes. É uma beleza, do ponto de vista da
antropologia genética, esperar que, um dia, ela ajude a desvendar o enigma clássico da condição humana que é a eterna desconfiança do outro, do diferente, do estrangeiro. O DNA nada
sabe desse sentimento. No seu coração genético, a espécie humana é tão mais forte e sadia quanto mais variações apresenta.
(Fábio Altman. Unidos pelo futebol … e pelo DNA.
Veja, 09.06.2010. Adaptado.)
Esta reportagem aborda o tema das diferenças entre as etnias
humanas sob um ponto de vista contrastante em relação a outras abordagens vigentes ao longo da história. Em termos éticos,
trata-se de uma abordagem promissora, pois
Hoje, a melhor ciência informa que as etnias são variações
cosméticas do núcleo genético humano, incapazes sozinhas de
determinar a superioridade de um indivíduo ou grupo sobre outros. Segundo o médico Sérgio Pena, não somos todos iguais,
somos igualmente diferentes. É uma beleza, do ponto de vista da
antropologia genética, esperar que, um dia, ela ajude a desvendar o enigma clássico da condição humana que é a eterna desconfiança do outro, do diferente, do estrangeiro. O DNA nada
sabe desse sentimento. No seu coração genético, a espécie humana é tão mais forte e sadia quanto mais variações apresenta.
(Fábio Altman. Unidos pelo futebol … e pelo DNA.
Veja, 09.06.2010. Adaptado.)
Esta reportagem aborda o tema das diferenças entre as etnias
humanas sob um ponto de vista contrastante em relação a outras abordagens vigentes ao longo da história. Em termos éticos,
trata-se de uma abordagem promissora, pois
A
opõe-se às teorias antropológicas que criticaram o etnocentrismo ocidental em seu papel de justificação ideológica do
colonialismo.
B
apresenta argumentos científicos que provam o caráter prejudicial da miscigenação para o progresso da humanidade.
C
fornece uma fundamentação científica para justificar estereótipos racistas presentes no pensamento cotidiano e no
senso comum.
D
permite um questionamento radical dos ideais universalistas inspiradores de políticas de preservação dos direitos
humanos.
E
estabelece uma ruptura com teorias eugenistas que defenderam a purificação racial como meio de aperfeiçoamento da
humanidade.
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