Questão 8d23526c-f8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Da época antiga até o início da modernidade nos séculos 16 e 17 a ciência estava ligada à filosofia, fazendo do
filósofo um sábio que pensava e conhecia todas as coisas. Entretanto, a partir do nascimento da razão moderna
com a revolução científica no século 17, a ciência começou a se desligar da filosofia, constituindo campos e
objetos de conhecimentos específicos com uso crescente do método experimental matemático. Esse
desligamento da ciência e da filosofia contribuiu para uma nova concepção de homem, sociedade e natureza.
Assim, verifica-se que
Da época antiga até o início da modernidade nos séculos 16 e 17 a ciência estava ligada à filosofia, fazendo do
filósofo um sábio que pensava e conhecia todas as coisas. Entretanto, a partir do nascimento da razão moderna
com a revolução científica no século 17, a ciência começou a se desligar da filosofia, constituindo campos e
objetos de conhecimentos específicos com uso crescente do método experimental matemático. Esse
desligamento da ciência e da filosofia contribuiu para uma nova concepção de homem, sociedade e natureza.
Assim, verifica-se que
A
a filosofia continua tentando compreender o mundo humano e natural, que agora são objeto das diversas
ciências, mas sem fazer recortes do real, como a ciência faz, já que a filosofia considera seu objeto sob o
ponto de vista da totalidade.
B
as ciências, ao se separarem da filosofia, passam a lidar com juízos de valor, preocupando-se mais com
o dever-ser, ao passo que a filosofia assume para si a tarefa de explicar o mundo tal como ele funciona,
oferecendo meios de intervenção na realidade.
C
nesse processo de separação entre filosofia e ciências, as primeiras ciências a adquirirem autonomia
foram as ciências humanas, sendo que as ciências naturais só surgem no século 19 com o avanço do
pensamento matemático.
D
a separação entre filosofia e ciência, na realidade, decretou o fim da filosofia, já que o mundo natural e
humano passam a ser objeto do conhecimento científico que possui caráter pragmático e utilitário,
dispensando a reflexão filosófica.
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