Questão 8cf6c502-ef
Prova:CÁSPER LÍBERO 2015
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre Toda poesia, de Paulo Leminski, é correto afirmar que:

A
o poeta está sempre à procura de motivos e de temas que façam do texto um testemunho crítico da realidade social, moral e política.
B
o poeta trabalha com uma série de técnicas modernas de comunicação, como a publicidade, o haikai, o aforismo, o slogan, a canção, o cartum e o poema-piada.
C
trata-se de uma poética da carência, movida pela mais vibrante e sofrida oralidade.
D
os versos livres estão a serviço das falas autobiográficas, veículos de expressão do desejo e da memória.
E
os poemas constituem objetos de linguagem integralmente aderentes à estrutura perceptiva da comunicação de massa.

Gabarito comentado

J
Jussara Lopes Monitor do Qconcursos

Tema central: Esta questão exige interpretação de texto, focada no reconhecimento das principais características estilísticas e temáticas da obra Toda poesia, de Paulo Leminski. O estudante deve conhecer como o autor explora as linguagens contemporâneas, demonstrando habilidade para identificar traços da poesia moderna.

Justificativa da alternativa correta (B): A opção B menciona que Leminski utiliza técnicas modernas de comunicação (publicidade, haikai, aforismo, slogan, canção, cartum e poema-piada). Isso está alinhado com a postura inovadora do poeta, que integra recursos próprios da cultura popular e da comunicação de massa à estrutura do poema. Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, a poesia contemporânea é caracterizada, entre outros aspectos, pela diversidade formal e pelo diálogo com outras linguagens. Leminski exemplifica isso ao usar o haikai, versos curtos de origem japonesa, e o poema-piada, explorando humor e síntese.

Nesse sentido, a estratégia de leitura recomendada é: buscar nos comandos da questão termos que remetam à pluralidade de formas, brevidade e comunicação direta, elementos centrais na poesia de Leminski.

Análise das alternativas incorretas:

A) Induz ao erro ao sugerir que Leminski tem, prioritariamente, compromisso crítico-social em sua poesia, o que não é predominante. Sua escrita não se encaixa principalmente como denúncia ou testemunho crítico.

C) A expressão "poética da carência, movida pela sofrida oralidade" não sintetiza Leminski, cuja obra valoriza ludicidade e experimentação, sendo menos marcada por sentimentalismo doloroso ou apelo à oralidade sofrida.

D) Reduz a obra a "falas autobiográficas, expressão do desejo e memória", o que não abrange seu projeto poético, que extrapola o eu-lírico e aposta na intertextualidade e no diálogo com o cotidiano.

E) Afirmar que os poemas são integralmente aderentes à comunicação de massa exagera sua aproximação com a linguagem publicitária; Leminski dialoga, mas não se limita nem se submete por completo a essa estrutura.

Resumo e dica: Para questões desse tipo, foque nos traços inovadores, experimentais e na mistura entre linguagens na poesia de Leminski. Retome autores e gramáticas de referência para entender as tendências modernas e evite se prender a conceitos tradicionais ou extremamente autobiográficos, comuns em pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo