Questão 8984d362-af
Prova:PUC - Campinas 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O texto de Celso de Oliveira pode remeter a uma das fases da história do movimento das bandeiras. Sobre esse movimento, é correto afirmar que os bandeirantes ao ultrapassarem constantemente a linha de Tordesilhas provocaram conflitos entre espanhóis e portugueses, como o de 1680 na região

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

     Nas poucas vezes em que o narrador de Machado de Assis abordou diretamente o tema da escravidão, foi contundente e incisivo, a seu modo. Em vez de acusar os horrores da condição e dos castigos que se impunham ao escravo, preferia tratá-los com irônica candura, como se fossem trivialidades aceitáveis. Colocava no mesmo pé a razão de fuga do escravo e a de quem tinha como ofício capturá-lo sob recompensa, isto é, movido por uma necessidade, razão não menos nobre... Na estratégia machadiana, apresentar como natural a brutalidade humana é um modo eficaz de acentuar a barbárie e provocar a indignação do leitor.
(Celso de Oliveira, de um estudo inédito) 

A
do Acre, quando aos espanhóis pretendendo conquistar áreas anteriormente pertencentes aos portugueses, promoveram a revolta dos brasileiros e um confronto fronteiriço.
B
da Colônia do Sacramento, quando os espanhóis procuraram expandir seus domínios nas terras onde viviam os índios Guaranis, contrariando o previsto no Tratado de Madri.
C
de Sete Povos das Missões, quando os portugueses obrigaram os indígenas da região a se transferirem para as terras dominadas pelos espanhóis, no atual Rio Grande do Sul.
D
do Rio Oiapoque, quando os portugueses penetraram em terras espanholas e provocaram uma guerra pela definição da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
E
do Prata, quando procurando ampliar os seus domínios, os portugueses fundaram a cidade de Nova Colônia do Santíssimo Sacramento, no atual Uruguai.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo